História da ANFIP-MS começa em 1985

407

A Associação dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias do Estado de Mato Grosso do Sul – AFIPEMS, agora ANFIP-MS, é caçula dentre as demais Estaduais, mas com os mesmos objetivos: representar, defender e congregar os interesses da categoria.

Nasceu em 30/03/1985, quase 8 anos depois de criado o Estado de Mato Grosso do Sul, em área desmembrada do Estado do Mato Grosso, logo depois de ocorrida a primeira reunião, realizada em um clube social da capital do novo estado. Na ocasião, com a presença de 14 Fiscais de Contribuições Previdenciárias, capitaneados pelo FCP Adyl José de Brito, credenciado pela ANFIP, contando ainda com a prestimosa colaboração do ex-conselheiro da ANFIP Martiniano Quadros e do então atual conselheiro Hamilton de Figueiredo.

O Estatuto foi elaborado e aprovado em 9/3/1985. Já no dia 30/3/1985 foi eleito e empossado o primeiro presidente, sendo escolhido o FCP Martiniano Quadros.

As seguidas reuniões dos associados, por mais de sete anos, foram coordenadas pelos cinco primeiros presidentes eleitos: Martiniano Quadro, Francisco Leite da Silva, Walter Vieira de Mello, Ervaldo Meira e José Pereira da Silva. Foram realizadas na própria repartição ou de forma improvisada, em locais cedidos, como foi o caso do Clube Libaneses e da Associação dos Amigos de Corumbá, que, por diversas ocasiões, disponibilizou suas instalações para os proveitosos encontros, onde eram tratados e discutidos os mais diversos temas afetos aos interesses da classe. Ao final, era servida uma saborosa peixada.

Em 26/11/1992, os associados decidiram pela alteração da sigla da Associação para ANFIP-MS, adotando o nome ANFIP seguido das letras representativas do Estado. A logomarca escolhida foi o Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal. Na mesma data, foi alterado o Estatuto para permitir a entrada de pensionistas como nova categoria de sócios.

Agosto de 1993 foi o mês da realização de um grande sonho, a aquisição da sede administrativa. São três salas no Edifício 26 de Agosto, imóvel vizinho à sede da então Superintendência Regional do INSS.

No decorrer do ano seguinte, contando com contribuição extra dos associados e apoio da ANFIP, através de empréstimo, foi feita uma revitalização do espaço e aquisição de mais uma sala. Assim, além do setor administrativo, foi agregado sala de reuniões e espaço recreativo com mesas de jogos e ambiente descontraído para encontros dos colegas em finais de expediente.

A inauguração do espaço revitalizado se deu em 1/8/1994 e contou com a presença do então presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto.

Outro marco importante da ANFIP-MS foi a realização do XII Encontro Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, no período de 20 a 22/5/2010, em Bonito (MS).

No evento, a ANFIP-MS prestou homenagem póstuma à Auditora Fiscal de Campo Grande (MS), falecida em setembro de 2008, Maria Salete Paz, que foi uma das pessoas que trabalhou incansavelmente em prol da Entidade e da categoria, sendo presidente da Regional e, por quatro anos, integrou o Conselho Executivo da ANFIP.

Na cidade de Bonito, também foi comemorado os 60 anos da ANFIP, com uma exposição de fotos e o lançamento do livro alusivo à data sexagenária.

Nos seus 34 anos de existência, além dos cinco já citados, a pequena Associação composta nos áureos tempos por pouco mais de 50 associados, teve à frente de suas atividades, sempre servindo de elo entre os associados e a defesa dos interesses da categoria, os presidentes aqui relacionados em ordem cronológica: Carlos Graciano da Silva, Dalva Fiorini, Maria Salete Paz, Cassia Aparecida Martins Vedovatte, João de Brito Torres, Fábio Galizia, Vanderley Tessari e Isabel Nascimento Elias Pereira.