Funcionalismo intensifica pressão contra reforma

533

Representantes de carreiras de servidores enviam sugestões ao Congresso sobre a Previdência

Funcionários públicos aumentaram apressão contra a reformada Previdência. O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), já recebeu representantes de várias carreiras públicas com sugestões sobre o tema. Enquanto isso, técnicos da equipe econômica fecham o texto com a proposta de reforma que será enviado ao Legislativo. A promessa é apresentá-lo até 15 de fevereiro.

Segundo a assessoria do deputado, ele recebeu uma nota técnica com uma análise da situação da Previdência do setor público com sugestões. Ele não se comprometeu com os pleitos das categorias, mas afirmou que o funcionalismo tem de ser valorizado.

Vitor Hugo já recebeu representantes de entidades como o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU (Sindilegis) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Do outro lado, estão governadores recém-empossados, que têm pressionado pela aprovação rápida do sistema de aposentadorias para aliviar o caixa de estados em crise fiscal. Os que já se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmam que a reforma será encaminhada ao Congresso em meados de fevereiro, após a eleição da presidência da Câmara e do Senado. (Gabriela Valente).

Fonte: O Globo