Roda de Conversa debateu Reforma Tributária Necessária (SEEB Curitiba)

396
SEEB Curitiba

No último dia 12, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região promoveu a primeira edição do ano da Roda de Conversa. O encontro foi sobre a Reforma Tributária que o Brasil precisa e contou com a participação da contadora Bianca Valoski, controladora interna da Câmara Municipal de São José dos Pinhais e membro do Conselho de Administração da Previdência do mesmo município.

Ao longo da conversa, Bianca dialogou com os participantes sobre qual seria um modelo tributário mais adequado para o País, baseando-se no documento A Reforma Tributária Necessária – Justiça fiscal é possível: subsídios para o debate democrático sobre o novo desenho da tributação brasileira , elaborado pela Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).

A contadora apresentou as principais características e distorções do atual sistema tributário brasileiro, além fazer de uma breve comparação com os modelos de outros países. “Ao longo dos últimos anos, o debate no Baasil tem sido pautado na simplificação tributária e redução da carga. Via de regra, as mudanças no sistema tributário têm sido propostas no sentido de reduzir os tributos que recaem sobre o setor produtivo – tema importante para o desenvolvimento, mas não suficiente para a promoção de crescimento inclusivo em função de uma sociedade mais justa. Tem-se buscado eficiência, mas sem equidade”, resume.

“O Brasil não é um país comum na questão tributária. Entre países de características econômicas parecidas, o destaque está na carga tributária maior (que permite ampla cobertura de políticas sociais), ao mesmo tempo que se tratam de tributos mais progressivos. Tal característica joga contra a redução das desigualdades e a própria produtividade da economia”, acrescenta Bianca Valoski.

Confira a transmissão ao vivo da apresentação realizada por ela

Fonte: SEEB Curitiba