Debate sobre a Reforma da Previdência em São Leopoldo

357

Aconteceu nesta segunda-feira (20/5), no Plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo (RS), a audiência pública para discutir os impactos da reforma da Previdência (PEC 6/2019). O evento foi promovido pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil São Leopoldo (OAB/SL), juntamente com a sua Comissão de Previdência e a Comissão Especial de Seguridade Social (CESS) da OAB/RS.

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, esteve presente e alertou sobre as consequências do sistema de capitalização individual. “Esse é o modelo que foi à bancarrota no Chile, pois passados trinta anos da sua instituição, a promessa de que os trabalhadores que contribuíam compulsoriamente para as instituições criadas para guardar as aplicações dos chilenos tivessem uma renda de cerca de 70% do salário, tornou-se vã”.

Para Vilson Romero, a proposta apresentada pelo atual governo irá “transformar drasticamente o seguro social brasileiro que abrange, nos setores público e privado, mais de 120 milhões de cidadãos, entre contribuintes e beneficiários”. “Se não nos mobilizarmos, lamentavelmente não teremos mais previdência”, ressaltou o palestrante.

Assista a íntegra do debate na Câmara Municipal de São Leopoldo: