Novo episódio do NOSSO SUS debate saúde pública municipal

506

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, participou nesta quinta-feira (13/8) do terceiro episódio da série NOSSO SUS. De iniciativa da Agência Servidores, em parceria com a ANFIP e outras entidades de classe, o debate virtual visa debater o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta vez, o tema abordado foi “A saúde pública municipal e o SUS”. O evento foi mediado pelo jornalista da TV Câmara dos Deputados, Lincoln Macário.

Décio Lopes destacou a importância do debate, que tem grande repercussão nacional e traz relevantes informações sobre o sistema de saúde público para a sociedade. “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, conforme estabelece a Constituição Federal. O Sistema Único De Saúde deve continuar como um grande plano de saúde do povo para o povo. O SUS é aquele salvador de vidas. A sociedade não pode deixar que problemas políticos,que problemas de gestão, interfiram na saúde pública. Nesse momento de pandemia,o SUS tem sido um salvador da pátria”. 

O presidente da ANFIP também destacou que a Seguridade Social sempre foi pauta importante de estudo e defesa da Associação. “A ANFIP sempre tratou das contas da Seguridade Social,demonstrando as contas do sistema, e defendendo a Seguridade como um amplo sistema de proteção social brasileira, seja na Previdência, Saúde ou Assistência Social. A ANFIP sempre defendeu, em todos os seus projetos, recursos para as áreas sociais. A fiscalização e a transparência dos recursos, além do combate à corrupção, são salutares para a manutenção do sistema”, ressaltou.

Para falar sobre o tema, participaram como palestrantes o diretor do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasemns), Hisham Mohamad Hamida; a diretora do Hospital de Campanha de Goiânia e ex-secretária de Saúde de três municípios de Pernambuco, Adelaide Caldas; o vice-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), Carlos Ocke; além dos debatedores: Jovita José Rosa, ex-presidente da União dos Auditores do SUS (Unasus); e Gilson Conzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil.

Assista ao debate completo no canal da ANFIP no Youtube. Para mais informações sobre o movimento NOSSO SUS, acesse https://nossosus.com.br/.