Sistema Tributário é pauta de debate em Santo André

412

O vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Cesar Roxo Machado, proferiu palestra sobre a Reforma Tributária Solidária no evento beneficente “Empresários Solidários”, realizado por Baby Beef Jardim, FEASA e Macla Empreendimentos e Participações, no dia 20 de fevereiro, na cidade de Santo André (SP).

O evento teve a presença de 65 empresários, todos muito interessados nas mudanças necessárias em nosso sistema. Cesar Roxo explicou que não há, ainda, uma proposta formal de reforma tributária por parte do governo, mas, ao que tudo indica, ela será basicamente uma simplificação do atual sistema, sem resolver seus principais problemas, que o tornam extremamente concentrador de renda, impedindo, assim, o desenvolvimento e o crescimento econômico do país.

Roxo comparou a carga tributária brasileira à de países capitalistas mais desenvolvidos e demonstrou que ela está abaixo da média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Explicou que o grande problema da nossa carga tributária não é seu tamanho, mas sua composição: 50% dela incide sobre o consumo, a tributação mais injusta em um país desigual como o nosso, ao passo que em média, nos países da OCDE, esse percentual é de 32%; e 22% sobre o patrimônio e a renda, ao passo que, em média, nos países da OCDE, esse percentual é de 40%.

O vice-presidente enfatizou que a simplificação do sistema tributário é muito importante, todavia, mais importante ainda é enfrentar as distorções que fazem dele um dos sistemas tributários mais concentradores de renda do mundo. Após a palestra, Cesar Roxo respondeu a diversas perguntas.