ANFIP e Mosap realizam reunião para definir próximas ações

576

A vice-presidente de Aposentadorias e Pensões da ANFIP, Tereza Liduína Santiago Félix, e o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, participaram nesta terça-feira (11/5) de reunião virtual com lideranças do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap).

Com mediação do presidente do Instituto, Edison Haubert, o objetivo do encontro foi debater estratégias em defesa da categoria e definir as próximas ações junto aos parlamentares.

A PEC 32/20, da Reforma Administrativa, segue na pauta de discussões. Vilson Romero criticou o discurso de que a PEC não atinge os atuais servidores, utilizado pelo governo para desestimular a luta da categoria. “Temos que manter a mobilização e acreditar na gravidade da Reforma, sem acreditar em factoides, o jogo continua sendo jogado e não podemos nos desmobilizar”, alertou.

Preocupados com a perda de poder aquisitivo dos aposentados e pensionistas, diante do cenário que o país enfrenta, o grupo discutiu ainda maneiras de reaver a tramitação da PEC 555/2006, que revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional n° 41/03 para eliminar a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público. Devido à dificuldade de retomar a votação da proposta, Vilson Romero sugeriu que o texto seja recuperado e o tema inserido na discussão da PEC 32/20 no âmbito da Comissão Especial, da Câmara dos Deputados.

Além disso, pensando em estratégias mais efetivas para garantir visibilidade e atrair maior quantidade de pessoas à causa, o grupo estuda formas de tornar o Instituto mais ativo nas plataformas digitais.

Os representantes se reúnem novamente dia 8 de junho para dar prosseguimento às atividades em defesa da categoria.