Lançado estudo sobre a Reforma Administrativa

559

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público lançou nesta terça-feira (15/10), na Câmara dos Deputados, o livro “Reforma Administrativa do Governo Federal – Contornos, Mitos e Alternativas”. A publicação conta com apoio do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a ANFIP faz parte.

O livro traz um profundo estudo sobre o tema e discorre sobre as bases para um serviço público de qualidade, além de expor diretrizes para uma Reforma Administrativa republicana e democrática. Faz um importante contraponto, além de esclarecer dados, ao estudo divulgado pelo Banco Mundial, a pedido do Ministério da Economia, que orienta para uma rigorosa redução das despesas de custeio. Seu lançamento foi requerido pelo deputado Professor Israel Batista (PV-DF).

Os vice-presidentes ANFIP José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Política de Classe e Política Salarial), Maria Beatriz Branco (Assuntos Jurídicos), Carlos Alberto de Souza (Planejamento e Controle Orçamentário) e Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas) estiveram presentes no evento.

José Arinaldo, ao discursar para os presentes, destacou a importância do evento para todo serviço público nacional. “A ANFIP sempre esteve presente nos momentos difíceis em que se encontrou a sociedade brasileira e não poderia deixar de estar presente num evento tão importante”, frisou. Para o vice-presidente, neste momento em que querem fazer dos servidores os principais responsáveis pelos males sociais, é preciso ampliar a luta, de forma conjunta. “Temos convicção de que o servidor sempre contribuiu para o engrandecimento da nação. Atacar os servidores públicos é uma atitude nefasta para toda a sociedade. Faço parte de uma categoria que, na sua essência, arrecada recursos para a nação e o governo quer enfraquecer os Auditores. Onde pretende chegar?”, questionou. Ao final, Arinaldo reafirmou que a ANFIP não ficará de fora dessa luta.

Para Rudinei Marques, presidente do Fonacate, o documento derruba estigmas sobre tamanho, custo e eficiência da máquina pública no Brasil. Entre os chamados sete mitos liberais sobre o estado brasileiro, está a premissa falsa, de acordo com a Frente, de que as despesas com pessoal na União são muito altas e descontroladas.

A publicação tem como organizadores Bráulio Santiago Cerqueira, economista e auditor federal de Finanças e Controle, e José Celso Cardoso Júnior, técnico do Ipea (Instituto de Pesquisa Apliada). Os colaboradores são: Cleandro Krause, Emílio Chernavsky, Eugênio Santos, Félix Lopez, Fernando Gaiger, Jorge Abrahão de Castro, José Carlos dos Santos, Otávio Ventura e Wilnês Henrique. Confira aqui o material.