MOSAP e ANFIP alinham atuação em defesa de aposentados e pensionistas

579

Na manhã desta segunda-feira (22/11), o vice-presidente de Assuntos Parlamentares da ANFIP, José Avelino da Silva Neto, e o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, estiveram em reunião com os demais integrantes do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP). O encontro se deu em formato híbrido e foi conduzido pelo presidente do Movimento, Edison Haubert.

Na ocasião, os presentes debateram pautas de interesse dos aposentados e pensionistas, incluindo a tramitação e os efeitos das PECs 32/20 (Reforma Administrativa) e 23/21 (Precatórios); bem como do PL 2337/21 (Reforma do Imposto de Renda) e da MP 1058/21, que recria o Ministério do Trabalho e Previdência. O grupo também planejou ações unificadas, sobretudo em Brasília, em defesa de toda a categoria.

Vilson Romero contribuiu ativamente para as discussões, contextualizando o cenário sociopolítico atual e mapeando as atividades da semana. O assessor também destacou dados da última edição do Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado Federal, que contém importantes análises sobre a conjuntura macrofiscal nacional. O material aborda, por exemplo, a mudança na regra do teto de gastos e o espaço fiscal para 2022 advindo da PEC dos Precatórios, que, segundo o relatório, aumentou o risco fiscal, as taxas de juros e o custo médio da dívida pública no país. A íntegra da publicação pode ser conferida AQUI.

A próxima reunião está prevista para o dia 7 de dezembro, em formato híbrido.