Curso Atuação Político-Parlamentar inicia preparação para trabalho no Congresso

369

O segundo dia da fase presencial do curso Atuação Político-Parlamentar, realizado em Brasília (DF), foi conduzido pela ANFIP, Fundação Anfip de Estudos Tributários e da Seguridade Social (Faets) e Fenafisco (Fisco Estadual e Distrital). O objetivo desta etapa é proporcionar maior troca de experiência entre os participantes e a possibilidade de colocar em prática o trabalho no Congresso Nacional.

O encontro contou com a participação dos coordenadores do curso Ilva Maria Franca Lauria (vice-presidente de Assuntos Parlamentares da ANFIP), Aurora Maria Miranda Borges (presidente da Fundação ANFIP), Pedro Lopes de Araújo (ex-vice-presidente da Fenafisco) e Rogério Macanhão (diretor de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais da Fenafisco).

A tarefa executada junto aos participantes consistiu em orientação quanto à PEC 287/2o16, da reforma da Previdência, e à emenda a ser apresentada nesta quarta-feira (20/2), na Câmara dos Deputados, com as mudanças sugeridas pelo atual governo. O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antônio Romero, auxiliou na elaboração de estratégias para abordar os deputados.

No período da tarde, o trabalho tem prosseguimento dentro do Congresso Nacional e à noite será realizado um jantar com parlamentares e autoridades convidadas.

Palestras – A abertura da etapa presencial aconteceu na noite desta segunda-feira (19/2), com a presença, além dos coordenadores do curso, do presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, do presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, e do presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

O jornalista Fred Ferreira, da TV Globo Brasília, falou sobre Novas Mídias e alertou os participantes quanto à importância do preparo técnico para se tornarem boas fontes. Conhecimento aprofundado do assunto a ser tratado, clareza, objetividade e poder de síntese são requisitos fundamentais para um dirigente lidar com a imprensa. Da mesma forma, devem saber utilizar as mídias sociais respeitando suas características, especialmente quanto ao tempo, assim como produzirem constantemente conteúdo para “serem vistos”.

O consultor Vladimir Nepomuceno fechou a noite com a palestra “Análise Política do Novo Congresso Nacional: avaliação do parlamento federal, considerando o perfil da sua nova composição e os direcionamentos políticos do Poder Executivo”.