Evento virtual marca comemoração pelos 71 anos da ANFIP

523

A festa de aniversário da ANFIP, em comemoração aos seus 71 anos, foi realizada nesta quinta-feira (22/4) e reuniu centenas de associados. Neste ano, por causa da pandemia e da necessidade de isolamento social, o evento aconteceu de forma virtual. Durante a programação, foram exibidos diversos depoimentos de pessoas que fazem parte da trajetória da Entidade, que ajudaram a construir essa história de mais de sete décadas.

O presidente Décio Bruno Lopes, ao iniciar as homenagens, agradeceu aos associados e associadas que apoiaram a ANFIP ao longo desses 71 anos de história. Anunciou que a Associação está entrando numa fase de adaptação ao digital e vem utilizando a tecnologia a favor da luta. E relembrou importantes participações da Associação, iniciadas antes mesmo da criação da Receita Federal do Brasil, em pautas de interesse público e na defesa da categoria e da população de maneira geral. Entre as contribuições, Décio Lopes destacou os valorosos projetos e trabalhos que geraram resultados reais nas áreas de Administração Tributária e Previdência Social, bem como na qualidade de vida pessoal e profissional dos servidores públicos.

“A ANFIP sempre se integrou e continua se integrando nas discussões que dizem respeito à sociedade e de interesse específico de seus associados, agindo ativamente nos projetos de grande impacto na vida dos contribuintes e do trabalhador brasileiro. Para mim, é um orgulho estar à frente desta Entidade, que sempre nos defendeu. Meu desejo, hoje, à ANFIP, é que apesar dos 71 anos, continue jovem, com sua garra e com o sangue correndo nas veias em defesa de seus associados, dos trabalhadores públicos e privados, e de um Estado Democrático de Direito. Vida longa à ANFIP!”, declarou o presidente Décio Lopes.

Genésio Denardi, coordenador do Conselho de Representantes da ANFIP, durante sua participação, destacou o trabalho ativo da Associação em toda a sua trajetória. “Como coordenador do Conselho de Representantes da ANFIP e como presidente da ANFIP-SP, quero externar os meus cumprimentos a esta Entidade que representa a classe e, principalmente, a sociedade. Como destacou o sábio filósofo Aristóteles, ‘a excelência não é um feito, mas sim, um hábito’. E esse hábito, com os anos, culminou no surgimento de diversos projetos, através de notas técnicas, estudos, livros, workshops, fóruns internacionais, entre tantos outros. São 71 anos de luta e história. E é, realmente, uma história de orgulho. Por isso, desejo muitos anos de vida para nossa querida Associação, uma entidade séria e transparente em idônea e trabalho”, disse o dirigente.

Outra importante participação foi a da coordenadora do Conselho Fiscal, Assunta Di Dea Bergamasco. Ela, que foi a primeira presidente da ANFIP, nos anos de 2007 a 2009, registrou a sua homenagem, lembrando o reconhecimento de toda a sociedade ao trabalho desenvolvido pela ANFIP. “Neste dia de comemoração, é preciso saudar o Brasil todo e cada associado que compõe o caminho da nossa querida Entidade associativa que, eu creio, é a de maior representação e mais longeva. Poucas entidades representativas têm o privilégio de comemorar 71 anos”, disse. E destacou: “O maior objetivo da ANFIP sempre foi trabalhar pelos direitos coletivos. E assim espero que possamos continuar dirigindo esta Entidade, que além de ter a integridade, tem, assumidamente, o reconhecimento de toda a sociedade brasileira. Fazer parte dessa história é motivo de muita honra e orgulho para mim”, comentou a coordenadora.

Margarida Lopes de Araújo, presidente da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, que também presidiu a Associação, na gestão 2013-2015, ao revelar que nasceu no mesmo ano em que a ANFIP, expôs seu relato sobre o que significa chegar aos 71 anos de vida. “Entendo que foram 71 anos muito bem vividos, de glória e de grandes realizações. A ANFIP nada mais é do que a soma de todos aqueles que a ela se dedicaram, incluindo todos os presidentes que nos antecederam. Fico muito feliz de ter no meu currículo, entre 2013 e 2015, esta passagem de presidente da ANFIP. Ela, que criou sua Fundação e a mantém, investindo firmemente em pesquisas e estudos relevantes ligados à produção de conteúdo sobre os sistemas Previdenciário e Tributário. Nós queremos desejar vida longa à ANFIP e à Fundação ANFIP e agradecer nossos colegas de Diretoria, colaboradores e a todos os associados, que são a alegria de estarmos presentes neste evento”, ressaltou.

A ANFIP também recebeu homenagens, pelos seus 71 anos, do secretário da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, e da presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, Adriana Gomes Rêgo.

A programação contou ainda com depoimentos dos ex-presidentes: Gilberto Ulysses Franceschini (1983-1984), Cyro Moraes da Franca (1985-1986), Aniceto Martins (1987-1988 e 1990-1991), Marville Taffarel (1988-1989), Pedro Sanches (1991-1992), Álvaro Sólon de França (1995-1997 e 2011-2013), Severino Cavalcante de Souza (1997-1999), Antônio Rodrigues de Sousa Neto (1999-2001), Marcelo Oliveira (2003-2005), Jorge Cezar Costa (2009-2011) e Vilson Antonio Romero (2015-2017).

Os integrantes do atual Conselho Executivo da ANFIP também tiveram sua participação registrada ao vivo, por meio de depoimentos, e por mensagens no chat da live, transmitida no Youtube e no Facebook.

Sorteio
Também como parte das comemorações pelo aniversário da ANFIP, todos os usuários com cadastro ativo na plataforma ANFIP Tem +Vantagens, que é o clube de benefícios dos associados, e que acessaram a plataforma até as 23h59 do dia 21 de abril, concorreram automaticamente ao sorteio de três brindes, oferecidos pela MarktClub. O resultado do sorteio foi divulgado durante a live, sendo as seguintes ganhadoras:

1º – Adega de vinhos – Marlene Miranda Alves (GO)
2º – Kindle Paper White – Marina Vicente Freire da Rocha (SC)
3º – kit de vinhos – Aliete Dias Silva (MG)

Homenagens
Durante esta semana, a ANFIP recebeu homenagens e felicitações de diversas autoridades, parlamentares e dirigentes de entidades parceiras da Associação. Os vídeos estão sendo divulgados nas redes sociais da ANFIP – Instagram, Facebook, Twitter e no canal do Youtube. Os associados também podem acessas as páginas e deixar a sua mensagem.
Reveja a live completa, com toda a programação de depoimentos e homenagens, no Youtube ou clique no vídeo abaixo: