AGE aprova o novo Estatuto Social da ANFIP-MG

594

Após debates acalorados, destaques, réplicas e tréplicas, 67 associados, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na manhã de 18/12/2019, na sede da ANFIP-MG, aprovaram mudanças significativas no Estatuto Social da Entidade. Ao final do evento — que contou com a presença do presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes —, foi sorteado um telefone celular, cuja ganhadora foi a associada Ilva Franca.

A abertura da AGE foi feita pela presidente Ana Maria Morais da Silva e pelo vice-presidente Afonso Ligório de Faria. Já a condução dos trabalhos ficou a cargo da mesa diretora, formada pelos associados Heber Gideoni Batista (presidente) e Pedro Celso da Silva (secretário), com auxílio dos vice-presidentes Marcos Barbonaglia da Silva (Jurídico) e Cássio José de Oliveira (Finanças e Patrimônio).

O documento aprovado, que teve como referência o Estatuto Social da ANFIP, foi proposto pelo Conselho Executivo (CE) da ANFIP-MG, após intenso trabalho de pré-redação realizado por uma comissão especial nomeada pelo CE. Compuseram a comissão o vice-presidente Executivo, Afonso Ligório de Faria; e as associadas Ana Lúcia Guimarães Silva (ex-presidente da Associação); Maria José Soares Freire; e Jamir Campos de Cerqueira (posteriormente, na etapa de revisão).

Algumas das principais alterações no Estatuto foram a implantação do modelo de eleição por chapa (em vez de candidaturas avulsas) e a mudança das nomenclaturas dos cargos e dos órgãos diretivos da Entidade — agora, passa a ser adotado o termo Diretoria Executiva, em vez de Conselho Executivo. O Conselho Fiscal continua com essa denominação, mas os cargos são alterados para coordenador, relator e vogal, no lugar de presidente, coordenador e relator.

Ainda dentre as principais mudanças está a criação do associado vinculado dentro do quadro associativo da Entidade, “aquele indicado por associado efetivo e/ou participante”, respeitadas condições específicas.

Todas as alterações poderão ser conferidas no documento assim que sua edição for concluída.

Pronunciamento do presidente da ANFIP

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, falou à AGE que fez questão de comparecer ao evento, como sempre fez das outras vezes, pois “sempre pode ter alguma coisa com a qual podemos colaborar. Desse modo, desejo a todos uma votação tranquila, que prestemos muita atenção no texto e que possamos nos integrar, mesmo com as discordâncias em alguns pontos. Essa mudança de estatuto é bastante específica, muda a estrutura da ANFIP-MG, a forma de eleição etc. Portanto, vamos nos unir e votar com serenidade”, observou.

Décio Lopes aproveitou para desejar Feliz Natal e um Ano Nove cheio de realizações para todos.

Última reunião ordinária de 2019 do Conselho Executivo

No dia 19 de dezembro de 2019, o Conselho Executivo e o Conselho Fiscal — bem como seus assessores — realizaram a última reunião de trabalho do ano. O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, também marcou presença.

Na ocasião, os conselheiros discutiram questões internas, como a execução orçamentária de 2019 e as projeções para 2020 (com definição de calendário); a análise da Confraternização de Fim de Ano de BH; o IX Encontro de Aposentados e Pensionistas (que acontece entre 5 e 8 de março de 2020); dentre outros temas.

O presidente Décio Lopes aproveitou para fazer um balanço e trazer informes sobre a atuação da ANFIP nos primeiros meses de sua gestão à frente da Entidade e traçar as perspectivas para 2020, especialmente no que diz respeito a austeridade.

Fonte: ANFIP-MG.