Sindifisp-RS comemora 30 anos de fundação

689

O Sindicato dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias do Estado do Rio Grande do Sul, primeiro sindicato de servidores públicos do estado gaúcho, está completando 30 anos de fundação. Para comemorar a data, o Auditor Fiscal Luiz Carlos Corrêa Braga, fundador da entidade sindical e atual membro do Conselho Fiscal da ANFIP, escreve a seguinte homenagem:

“Há exatos 30 anos, durante almoço de final de ano no Galpão Crioulo do Parque da Harmonia, em Porto Alegre, com a presença de mais de quatrocentos colegas da capital e interior do estado, era fundado o SINDIFISP RS – Sindicato dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias do Estado do Rio Grande do Sul. Foi o pioneiro no Brasil e fez história.

Primeiro Sindicato de Servidor Público do RS a ter sua carta sindical, com menos de um ano de fundação, comtemplou seus associados com o acordo do PCCs [Plano de Cargos, Carreiras e Salários] e ainda hoje algumas ações impetradas pelo mesmo estão sendo pagas por conta das iniciativas na busca dos direitos de seus associados.
Foi modelo e serviu de incentivo à criação de novos sindicatos pelo Brasil, culminando com a criação da FENAFISP – Federação Nacional dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias – em 25 de setembro de 1990. Entidade democrática e plural conseguiu, mercê de sua atuação republicana, contagiar outros espíritos idealistas, preocupados com o bem comum de uma categoria profissional. Deixou saudades a todos que a conheceram.

Luiz Carlos Corrêa Braga (Braguinha) – Fundador e 1º Presidente.”