ANFIP participa do 1º Seminário Internacional sobre Relações de Trabalho no Serviço Público

O presidente da ANFIP Nacional, Miguel Arcanjo Simas Novo, participa do 1º Seminário Internacional Relações de Trabalho no Serviço Público, que acontece de 30 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília.

Nos dois dias do evento, que é promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), especialistas e autoridades debatem a democratização das relações de trabalho no setor público, com foco em temas como reforma administrativa, processos de negociação e superação das desigualdades.

A abertura foi realizada nesta terça-feira (30/9) por representantes do MGI e contou com falas de autoridades que destacaram a importância da retomada do diálogo e da valorização dos servidores.

A ministra Esther Dweck, em participação por vídeo, destacou como desafios a fragmentação dos processos negociais: “Quero agradecer e celebrar este primeiro Seminário Internacional, que é um marco muito positivo para o MGI e para o Governo Federal brasileiro. Que a gente possa fazer essa discussão com outros países e fomentar um debate para construir cada vez melhores políticas de relação de trabalho no serviço público federal.”

O secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr., ressaltou “a alegria de poder abrir o evento que recupera a tradição brasileira de negociação, de democracia não só como valor político, mas também como método de governar.” […] “Fazer desse processo de administração um processo institucional, voltado à melhoria e à garantia dos direitos dos servidores, é uma diferença importante que este governo deixa como legado”, destacou José Celso.

Já o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, falou da satisfação de estar realizando este evento. “É um momento rico de trocas de experiências e de valorização da negociação como elemento de democracia.”

O vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, afirmou: “É extremamente importante discutir e traçar políticas, ouvir servidores do governo federal e trocar experiências com representantes de outros países. […] Esse seminário é um passo muito importante no respeito ao trabalhador e na construção de soluções coletivas para a carreira dos servidores, resultando, obviamente, em melhorias nos serviços oferecidos à população brasileira.”

A secretária-Executiva do MGI, Cristina Kiomi Mori, reforçou a relevância da iniciativa: “Quando o governo Lula decidiu criar o Ministério da Gestão, reconheceu a necessidade de tratar esses temas de maneira central. […] A retomada do diálogo com os servidores foi algo que buscamos desde o primeiro dia e conseguimos restabelecer, com negociações permanentes, mesas setoriais e instrumentos que democratizam as relações de trabalho. Quero celebrar e agradecer a todos que contribuíram para a realização deste evento, que demonstra como o Brasil pode dialogar com o mundo na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas.”

Durante a programação, os debates abordarão temas como:

  • a transformação do Estado com base no desenvolvimento sustentável;
  • institucionalidade dos processos de negociação no serviço público, com experiências internacionais;
  • o papel do Estado na superação das desigualdades;
  • reforma administrativa voltada a um desenvolvimento inclusivo;
  • boas práticas em negociação, com avanços e desafios.

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies de modo que possamos oferecer a melhor experiência de navegação possível. As informações de cookie são armazenadas no seu navegador e executa funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e nos ajuda a entender melhor as seções do nosso site e como exibir melhor o conteúdo mais adequado.