Teve início nesta terça-feira (27/1) a reunião do Conselho Executivo da ANFIP Nacional, que se estende até o dia 29 de janeiro, na sede da Associação, em Brasília. O encontro reúne os integrantes da Direção Nacional para alinhar diretrizes, discutir prioridades e deliberar sobre temas estratégicos da Entidade neste início de gestão.
Na abertura dos trabalhos, o presidente Carlos José de Castro ressaltou o compromisso com a continuidade administrativa e institucional, mantendo projetos já consolidados. Segundo o presidente, as ações e iniciativas bem-sucedidas da administração anterior serão preservadas, com a possibilidade de rediscussões pontuais somente quando houver necessidade comprovada. “Não haverá mudança pelo simples fato de fazer mudança. O que foi bem feito permanece, e o que puder ser aprimorado será melhorado”, afirmou.
Carlos Castro explicou que eventuais ajustes poderão ocorrer no campo gerencial, especialmente no que diz respeito ao foco e aos resultados a serem alcançados, sempre com o objetivo de fortalecer a atuação da ANFIP. Nesse sentido, chamou atenção para o caráter coletivo da condução da Associação, afirmando que “a ANFIP é construída de forma conjunta por toda a Diretoria”, respeitando os limites estatutários e regimentais de cada vice-presidente. “A coordenação integrada contribuirá para maior unidade de ação e fortalecimento institucional, com todos os dirigentes atuando de forma alinhada e cooperativa”, afirmou.
Ao longo dos três dias de reunião, a pauta contempla a apresentação dos planos de ação das Vice-Presidências, conforme previsto no Regimento Interno do Conselho Executivo, além da análise de licença para desempenho de mandato classista, e designação de representantes nos fóruns que a Associação integra.
Também estão previstas na pauta a indicação de integrantes para as comissões conjuntas e do Conselho Executivo, bem como a criação de novas comissões estratégicas, entre elas a responsável pela organização do XIX Encontro Nacional da ANFIP e a destinada à atualização do Regimento Interno, adequando-o às disposições do Estatuto.







