A força da democracia na ANFIP

Entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, a ANFIP Nacional viveu um momento histórico de fortalecimento democrático. Em um processo eleitoral marcado pela ampla participação e pelo respeito mútuo, 40,5% dos associados efetivos — Auditores Fiscais ativos e aposentados — exerceram seu direito ao voto para escolher os novos membros do Conselho Executivo e do Conselho Fiscal para o triênio 2026/2028.

Esse percentual de comparecimento, inédito na história da Entidade, demonstra o comprometimento dos associados com os rumos da ANFIP e reflete a confiança no trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Diversos fatores contribuíram para esse resultado expressivo. Entre eles, destacam-se o fortalecimento da integração com as Associações e Representações Estaduais, por meio de projetos inovadores e participativos, e as mudanças estatutárias aprovadas recentemente, que ampliaram a possibilidade de participação, permitindo que associados com 12 meses de filiação pudessem se candidatar a qualquer cargo da Entidade.

Essas mudanças estimularam o surgimento de duas chapas concorrentes, promovendo um ambiente eleitoral democrático, transparente e respeitoso, mediado por uma Comissão Eleitoral Nacional (CEN), composta por associados competentes, experientes e comprometidos com a lisura de todo o processo, eleita por aclamação dos Convencionais durante a XXX Convenção Ordinária da ANFIP Nacional, realizada no final de setembro/2025.

A eleição foi realizada 100% por meio eletrônico, utilizando um sistema de votação desenvolvido pela área de tecnologia da informação da própria ANFIP, que garantiu segurança, acessibilidade e transparência em todas as etapas do processo. Para reforçar a credibilidade do pleito, todo o sistema foi auditado por empresa especializada e independente em processos eleitorais, assegurando total integridade dos resultados.

Ao final, a CEN proclamou o resultado que deu vitória à Chapa 2, com 57% dos votos válidos, legitimando a escolha dos futuros dirigentes. A chapa vencedora tem à frente o presidente eleito Carlos José Castro (GO) e o vice-presidente Executivo eleito Miguel Novo (AM), que conduzirão a Entidade no próximo triênio com o compromisso de dar continuidade à trajetória de fortalecimento institucional e valorização dos associados.

Mais do que um pleito eleitoral, a ANFIP reafirmou sua maturidade institucional e a força de sua base associativa. O processo que ora se encerra fortalece a Entidade, aproxima ainda mais seus membros e confirma que a democracia interna é o alicerce da ANFIP — uma associação cada vez mais participativa, representativa e comprometida com seus ideais e com o serviço público.

ANFIP Nacional – a força de todos, em uma só voz.

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies de modo que possamos oferecer a melhor experiência de navegação possível. As informações de cookie são armazenadas no seu navegador e executa funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e nos ajuda a entender melhor as seções do nosso site e como exibir melhor o conteúdo mais adequado.