O presidente da ANFIP Nacional, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, inaugurou nesta quinta-feira (25/9), em Brasília, o auditório modernizado da sede da Associação e a nova galeria digital dos presidentes. O espaço, em homenagem aos 75 anos de história da entidade, foi apresentado durante cerimônia que contou com a presença de associados, autoridades e convencionais que participam da XXX Convenção Nacional.
Na abertura, Miguel Nôvo explicou a decisão de transferir o evento da programação oficial para a sede da ANFIP. “Conversando com a Comissão Organizadora, decidimos trazer esta noite para cá. Por três motivos: primeiro, porque esta casa é nossa, foi construída ao longo de 75 anos. Segundo, para apresentar nossa estrutura aos convencionais de todo o Brasil. E, terceiro, para inaugurar o novo telão, que abriga a galeria digital dos presidentes.”
O presidente também ressaltou a importância de todo legado da Entidade. “A ANFIP tem um patrimônio material, visível neste prédio e em toda a sua estrutura, mas tem também um patrimônio imaterial. Esse patrimônio é feito pela história, pelas conquistas e pela dedicação de todos que passaram pela Associação.”
Representações estaduais
A solenidade marcou também a apresentação oficial das novas representações da ANFIP em São Paulo e no Rio Grande do Sul, criadas em agosto deste ano. Miguel Nôvo destacou que a iniciativa foi resultado de um longo processo de discussão.
“Planejamos isso por mais de uma década. Nosso objetivo é fortalecer a unidade da Entidade. Hoje, São Paulo e Rio Grande do Sul têm representantes próprios, que dão voz às demandas locais, mas em sintonia com a Nacional.”
Representando o Rio Grande do Sul, o presidente Marville Taffarel reforçou a importância da união da categoria diante dos desafios enfrentados pelos servidores públicos. “O que nos leva a ter uma Associação é a defesa de nossos interesses. Vivemos numa era em que todo mundo é contra o servidor público. Para termos uma Associação forte, precisamos estar unidos. Algumas questões precisam ser superadas em nome da força que queremos ter.”
Já a presidente da Representação de São Paulo, Marinalva Braghini, destacou a relevância histórica da parceria com a Nacional e o esforço em manter o diálogo aberto. “Eu fiquei muito feliz com o convite para presidir a representação. A nossa Associação paulista tem 55 anos de parceria com a ANFIP e não podemos perder isso. Sozinhos é mais difícil. A ANFIP é o nosso guarda-chuva institucional, e vamos continuar tentando trazer todos de volta para essa integração.”
O coordenador do Conselho de Representantes, Carlos José de Castro, fez questão de valorizar a memória de lideranças que marcaram a trajetória da entidade. “Nenhuma história acaba com o tempo. Quem faz a história são as pessoas, com suas contribuições e dedicação. Os nomes e estruturas podem mudar, mas a memória e o legado permanecem vivos.”
Auditório modernizado
Responsável pelo projeto, o vice-presidente de Administração, Patrimônio, Cadastro e TI, Antonio Carlos Silveira, apresentou os detalhes da modernização.
“Foi dada a missão de modernizar este auditório, e hoje temos um painel de LED de alta definição, que abriga a galeria digital dos presidentes. Além disso, adquirimos mesas modulares e cadeiras ergonômicas que permitem flexibilidade para reuniões presenciais e híbridas. O objetivo foi criar um espaço moderno, funcional e à altura da ANFIP.”
ANFIP unida
A coordenadora do Conselho Fiscal, Jamile Jabra Malke, parabenizou as representações de São Paulo e do Rio Grande do Sul, assim como a Comissão ANFIP do Futuro, que realizou um trabalho incansável para que as representações pudessem ser criadas.
“A ANFIP Nacional está aqui. Está aberta ao diálogo e recebe de braços abertos o Rio Grande do Sul e São Paulo”, disse sobre a possibilidade da adesão das Estaduais ao projeto. “Que venham todos para a ANFIP Nacional. É o nosso maior sonho, que haja essa união tranquila, serena e que todos possamos estar juntos”, enfatizou.
Modernidade como marca da gestão
Encerrando a solenidade, Miguel Nôvo reforçou o compromisso de sua gestão com a modernização da Entidade. “A palavra modernidade esteve presente em todos os momentos do nosso mandato e continuará sendo prioridade. Já estamos trabalhando em novas mudanças, como a transferência do setor Jurídico para o térreo, garantindo acessibilidade, e o lançamento do novo aplicativo da ANFIP. Queremos uma Entidade preparada para o futuro, mas sempre fiel à sua história.”