Entre os dias 17 e 25 de setembro, Manaus (AM) foi palco de um encontro internacional promovido pela Receita Federal do Brasil, que reuniu representantes de dez países para discutir cooperação técnica e institucional nas áreas tributária e aduaneira. A ANFIP esteve presente com seu presidente, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, e a presidente da Estadual no Amazonas, Cleide Nôvo, que participaram da recepção das delegações estrangeiras, reforçando a valorização da carreira e a importância do órgão brasileiro de arrecadação e fiscalização.
Na abertura do evento, a secretária especial adjunta da Receita Federal, Adriana Gomes Rêgo, destacou que a iniciativa extrapola uma pauta técnica. Segundo ela, trata-se de um momento de integração entre os países, voltado ao fortalecimento de vínculos, ao incentivo da cooperação e à construção de sistemas aduaneiros mais modernos, seguros e conectados.
Sustentabilidade e inovação
Na programação, a Aduana Brasileira apresentou o projeto Green Customs (Receita Federal Verde), que reúne práticas voltadas à sustentabilidade e à economia de impacto.
As delegações também debateram questões como: Operador Econômico Autorizado (OEA); fiscalização e combate a ilícitos; digitalização e inteligência aplicada; e capacitação profissional.
As discussões resultaram em propostas conjuntas e acordos de cooperação, entre eles o Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) firmado entre Brasil e África do Sul para operadores econômicos autorizados.
Visitas técnicas e culturais
Parte da programação incluiu uma visita ao Porto de Chibatão, onde os participantes puderam acompanhar de perto a rotina de operações de importação e exportação. A Alfândega do Porto de Manaus também realizou uma demonstração da equipe K9, especializada no uso de cães de faro em ações de fiscalização.
O evento buscou ainda valorizar a cultura amazônica. Os representantes internacionais visitaram o Teatro Amazonas, assistiram a uma apresentação do Boi-Bumbá e fizeram um passeio ao Encontro das Águas, fenômeno natural em que os rios Negro e Solimões correm paralelos sem se misturar, um dos cartões-postais mais marcantes da região.
A realização do encontro em Manaus reafirmou o compromisso da Receita Federal do Brasil em fortalecer a integração entre administrações tributárias e aduaneiras, na busca por soluções coletivas diante dos desafios da economia mundial.