Milhares de servidores públicos e representantes de entidades sindicais lotaram, nesta quarta-feira (29/10), o Museu da República, em Brasília, na Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, uma manifestação conjunta em reação à proposta de desmonte do Estado apresentada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, sob relatoria do deputado Pedro Paulo (PSD/RJ). O texto tramita como PEC 38/2025. Conselheiros da ANFIP Nacional estiveram presentes e reforçaram a luta em defesa do serviço público.
O presidente da entidade, Miguel Nôvo, fez uma verdadeira convocação pública para que os servidores se unam em um movimento político capaz de garantir, nas próximas eleições, representantes comprometidos com o serviço público em todas as esferas de poder.
“Precisamos nos unir para que, na próxima eleição, façamos uma bancada de servidores para defender os interesses do serviço público. Nós precisamos ter uma bancada forte para que os nossos interesses sejam defendidos dentro do Parlamento. É isso que nós queremos: uma bancada de servidores forte no próximo mandato. Vamos nos unir!”, conclamou Nôvo diante dos milhares de servidores presentes.
Para o presidente, a proposta de reforma não pode prosperar. “Essa reforma, além de trazer muitas inconstitucionalidades, precariza o serviço público e desvaloriza o servidor. A gente precisa debater todos os itens e contrapor tudo que está sendo colocado nessa PEC”, alertou sobre a tentativa de retirada de autonomia administrativa dos entes, da terceirização dos serviços e das demais ilegalidades do texto.
O ato público contou com participação de diversos deputados que integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, que reafirmaram seu compromisso, dentro do Congresso Nacional, de defender os servidores e atuar junto aos demais congressistas para barrar a Reforma Administrativa.
Além de Miguel Nôvo, estiveram presentes os vice-presidentes Antonio Carlos Silveira (Administração, Patrimônio, Cadastro e TI), Crésio Pereira de Freitas (Assuntos Fiscais), Gilberto Pereira (Executivo), Lucimar Ramos de Lima Ramalho (Cultura Profissional e Relações Interassociativas), Maria Inês Borges Ávila (Política de Classe e Salarial), Rita de Cássia Cavalcanti Couto (Relações Públicas), Wanderson Dias Ferreira (Assuntos da Seguridade Social), além da coordenadora do Conselho Fiscal, Jamile Jabra Malke, do diretor da Fundação ANFIP, Ariovaldo Cirelo, e da representante da ANFIP-SP, Marinalva Braghini.








