A Receita Federal, em ação conjunta com as Secretarias de Fazenda, de Justiça e Segurança Pública, e com as Polícias Civil e Militar do Estado de Minas Gerais, deflagrou na manhã desta terça-feira (11/11) a Operação Martelo de Ludd, com o objetivo de apurar a produção, comercialização e distribuição de cigarros ilegais na cidade de Visconde do Rio Branco (MG).
As investigações foram conduzidas no âmbito do Grupo de Trabalho Tabaco (GT Tabaco), que reúne diversos órgãos de fiscalização e segurança pública. O grupo identificou que uma organização, já anteriormente autuada, continuava operando no interior do estado, mantendo suas atividades ilícitas de fabricação e distribuição de cigarros.
Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Visconde do Rio Branco. Os envolvidos poderão responder por infrações às normas de saúde pública, além dos crimes de sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Participam da operação 04 Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários da Receita Federal, além de servidores da Secretaria da Fazenda e de policiais civis e militares de Minas Gerais. O valor estimado da fraude é de aproximadamente R$ 10 milhões.
Fonte: Receita Federal
