ANFIP Solidária: ANFIP apoia Campanha Destinação do imposto de renda

632

A Campanha Destinação é a oportunidade de pessoas físicas destinarem para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente ou ao Fundo do Idoso uma parcela do Imposto de Renda devido. Isso mesmo! No ato da declaração do IRPF 2021, os contribuintes podem indicar quais fundos querem contribuir.

Apenas cidadãos que fazem a Declaração de Ajuste Anual pelo formulário completo, na ficha “Doações Diretamente na Declaração”, podem deduzir do imposto devido os valores doados. Até o prazo final de envio das informações para a Receita Federal, é possível destinar até 3% do imposto devido para os Fundos da Criança e do Adolescente e até 3% ao Fundo do Idoso.

Se tiver alguma dúvida durante o preenchimento, o Menu Ajuda do programa do IRPF está disponível ao clicar a tecla F1. Depois, é só imprimir o Darf e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração. O valor destinado será abatido do que o contribuinte deveria pagar de imposto, se tiver saldo de imposto a pagar, ou somado à restituição, se tiver saldo a restituir.

É importante ressaltar que a realização de doações incentivadas ao Fundo não prejudica outras deduções de despesas com saúde, educação, dependentes, previdência privada ou pensão alimentícia.