O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), autor de uma das propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, fez duras críticas ao governo e defendeu a justa valorização dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, que estão em greve por reajuste salarial desde novembro do ano passado.
Durante o discurso, ocorrido em sessão da Comissão de Finanças e Tributação, o parlamentar afirmou que o governo tem demonstrado grave negligência em relação à valorização dos Auditores Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil, “servidores que compõem a espinha dorsal da administração tributária nacional”.
“Como decano desta Casa, reafirmo: os servidores da Receita Federal são fundamentais para a sustentação do Estado brasileiro. Eles são responsáveis por 66% de toda a arrecadação pública nacional. As Receitas Estaduais respondem por 27%, e as Municipais por apenas 7%. Juntas, essas arrecadações representam mais de 20% do PIB nacional”, disse o deputado.
O parlamentar lamentou ainda que, enquanto o governo concedeu aumentos de até 30,4% para diversas carreiras no serviço público, os Auditores Fiscais receberam 0%. A categoria reivindica reposição inflacionária de 9% em 2025 e o mesmo percentual em 2026. “Essa injustiça enfraquece a fiscalização, desmoraliza a Receita, incentiva a sonegação e compromete a arrecadação. A quem interessa uma Receita Federal fraca?”, pontuou.
A paralisação parcial dos Auditores, suspensa por liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acarretou prejuízo de 19 bilhões à União, com queda na arrecadação e milhares de mercadorias paradas nas alfândegas, segundo dados divulgados pelo jornal Correio Braziliense.
Para Hauly, é inadmissível que o governo continue ignorando a categoria, cuja atuação é decisiva para o funcionamento do Estado. “São esses recursos que sustentam o pagamento de mais de 40 milhões de aposentados, o atendimento a 165 milhões de brasileiros pelo SUS, a manutenção da educação pública e os programas sociais que amparam milhões de famílias em situação de vulnerabilidade”, destacou.
As críticas do parlamentar se estenderam também pela “inação do Ministério da Fazenda diante das perdas salariais acumuladas pela categoria”, ressaltando que é necessário “garantir a reposição das perdas inflacionárias dos servidores”.
Com informações da assessoria do deputado Hauly.