Auditores da RFB buscam alternativas para a crise

362

A repercussão e os desafios econômicos frente à pandemia do coronavírus no Brasil foram debatidos por diversos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil de todo o país durante webconferência na tarde desta quinta-feira (26).

Com foco em propostas tributárias e aduaneiras, na reunião promovida pela Unafisco, sob a coordenação de Mauro Silva, presidente da entidade, o assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, além de apresentar propostas, como o estudo desenvolvido em conjunto com Fenafisco, Instituto Justiça Fiscal e Auditores pela Democracia, defendeu a unidade das representações da categoria na formulação de documentos e projetos.

O assessor também reiterou a urgência em combater o iminente ataque à remuneração dos servidores públicos. “É de extrema importância que utilizemos a nossa expertise para suprir as carências orçamentárias que vamos viver nos próximos meses. Em destaque, devemos reverter, de forma célere, o cenário de possível corte nos salários de servidores”, apontou Vilson Romero.

Na tele reunião, Romero reforçou as propostas que a ANFIP tem apresentado como alternativas no enfrentamento a crise como a revogação da EC 95/16 (Teto dos Gastos) e as diversas formas de empréstimo compulsório, em especial sobre grandes fortunas ou super ricos.  “A equipe técnica da ANFIP está à disposição das entidades parceiras, dos parlamentares e de toda a sociedade para que soluções pertinentes e exequíveis apontem o melhor caminho para a liberação de recursos financeiros emergenciais ou em médio prazo”.