A ANFIP-CE, apostando na conscientização dos associados em relação aos precatórios, emitiu mensagens de alerta sobre o “Golpe do Falso Advogado”, no sentido de orientar os beneficiários de ações judiciais para que confirmem a identidade do suposto advogado através da plataforma digital “ConfirmADV” da OAB, assim como que verifiquem a legitimidade dos escritórios que eles alegam representar.
Os golpistas, aproveitando-se da expectativa e vulnerabilidade de pessoas que aguardam o recebimento de precatórios, utilizam nomes de advogados reais, números de OAB válidos, informações precisas sobre o processo, e criam um senso de urgência para que a vítima tome decisões precipitadas e assim possam aplicar seus golpes.
É importante que os beneficiários de ações judiciais desconfiem de ofertas muito vantajosas e procurem informações em fontes oficiais, ressaltando que a ANFIP-CE não credenciou advogados para abordar, de nenhuma forma, qualquer associado, principalmente em seus domicílios.
Plataforma – Com o ConfirmADV, qualquer cidadão poderá confirmar a identidade de um advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB. A ferramenta é integrada ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA).
Ao acessar o site do ConfirmADV, o cidadão deverá informar dados como o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado.
A partir dessas informações, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade. O profissional então terá até 5 minutos para responder e confirmar os dados. Caso a confirmação seja feita dentro desse prazo, o cidadão receberá a autenticação validada do advogado.
Se o tempo expirar sem resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.
Canal de denúncias – Caso o cidadão tenha sido vítima de uma tentativa de golpe, ou já tenha realizado um pagamento indevido, é possível fazer uma denúncia diretamente pelo canal oficial da OAB Nacional, acessando o site https://fiscalizacao.oab.org.br. As denúncias serão encaminhadas para apuração e para as seccionais correspondentes.
Com informações da ANFIP-CE.