A ANFIP Nacional participou, nesta terça-feira (12/8), de reunião promovida pelo Movimento dos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), realizada na sede da entidade, em Brasília, com participações presenciais e online. Representaram a Associação, a vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, Tereza Liduína Santiago Félix, e o vice-presidente de Assuntos Parlamentares, Cássio José de Oliveira.
Dentre os assuntos abordados, destacou-se a continuidade das articulações em defesa das pautas dos servidores públicos aposentados e pensionistas, especialmente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2024 (fim gradual da contribuição previdenciária).
Também foi discutida a necessidade de buscar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), para cobrar o apensamento da PEC 6 à PEC 555/2006, que trata do mesmo assunto e está pronta para ser votada no Plenário da Casa.
Atualmente, existem 310 requerimentos de parlamentares solicitando o apensamento. O número é resultado de intenso trabalho realizado pelas entidades representativas dos servidores públicos, dentre elas a ANFIP. O último documento foi protocolado nesta terça-feira pelo deputado Sidney Leite (PSD/AM), com quem o presidente Miguel Nôvo esteve em julho.
Tereza Liduína aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de fortalecer o Instituto por meio da adesão das entidades. “O Mosap precisa de apoio e isso deve vir por meio da filiação, que faz com que o Movimento se fortaleça na representação dos aposentados. Todos reconhecem a importância do Mosap, mas é preciso materializar isso”, afirmou.
Na parte da tarde, as entidades seguem para o Congresso Nacional, com o objetivo de dialogar com parlamentares sobre a PEC 6/24 e buscar apoio para a sua rápida tramitação.