A Geap Saúde anunciou sua adesão ao programa “Agora Tem Especialista” do Ministério da Saúde, para prestar atendimento especializado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e assim reduzir filas de espera e promover atendimentos especializados de forma mais eficiente.
A Operadora é a primeira autogestão a se integrar ao programa. “Essa iniciativa representa o compromisso da Geap com a sociedade brasileira, atuando em parceria com o Ministério da Saúde para reduzir filas do SUS. Trata-se de uma ação social independente, que não utiliza a rede credenciada destinada aos beneficiários do plano. São duas frentes distintas: o cuidado integral com quem confia na Geap e a responsabilidade social com o país”, afirmou Douglas Figueredo, diretor-presidente da Operadora.
A adesão foi feita via edital conjunto publicado pela ANS e Ministério da Saúde. O gestor local, município ou estado regula o acesso, ou seja, os pacientes do SUS são encaminhados pela rede de regulação local. A produção é registrada e abatida da dívida de ressarcimento das Operadoras com o SUS. A Geap dará início à parceria em Niterói, no Rio de Janeiro, atendendo os pacientes à espera de procedimentos oftalmológicos na fila do SUS. Inicialmente serão realizados 30 procedimentos especializados por mês.
“Quero agradecer muito, pois sem a parceria de vocês, a gente não ia conseguir, na velocidade que a gente vai conseguir, ajudar o município a garantir o atendimento oftalmológico de cirurgias para os pacientes que estão esperando no SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Com essa adesão, a Geap reforça seu compromisso de desempenhar um papel ativo na construção de um sistema de saúde mais justo e acessível”, afirmou Ana Cristina Santiago, diretora de Administração da Operadora. Ela acrescentou que este passo à frente representa não apenas inovação, mas também um compromisso firme com a saúde de todos, inclusive beneficiários da Geap que, em muitos casos, são atendidos pelo SUS em emergências, gerando a necessidade legal de ressarcimento ao Ministério da Saúde, o que será feito por meio da oferta de serviços especializados à população.
Agora Tem Especialista – O programa é parte da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde, formalizada pela Medida Provisória nº 1.301 e regulamentada pela Portaria GM/MS nº 7.266. O objetivo primordial é melhorar o acesso a consultas, exames e cirurgias eletivas, contribuindo para a diminuição das longas esperas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Geap Saúde
