ANFIP empossa Conselhos Executivo e Fiscal para a gestão 2026–2028

A solenidade de posse dos novos integrantes dos Conselhos Executivo e Fiscal da ANFIP Nacional, eleitos para a gestão 2026 a2028, foi realizada nesta quarta-feira (3/12), em Brasília. O ato marcou o início de um novo ciclo institucional, pautado pela continuidade do trabalho em defesa dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e pelo fortalecimento das ações associativas em todo o país.

Durante a cerimônia, todos os integrantes eleitos — titulares e suplentes — dos dois Conselhos assinaram o Termo de Posse, formalizando o começo das atividades da nova gestão.

A coordenadora do Conselho de Representantes, Cleide Almeida Nôvo, responsável por conduzir o ato oficial, deixou sua mensagem de reconhecimento aos que encerram o mandato e aos novos conselheiros. “Parabenizo o trabalho da Comissão Eleitoral Nacional, presidida pela colega Maria Beatriz Fernandes de Branco. As votações, exclusivamente eletrônicas, foram um marco participativo da Associação. Parabenizo a atual gestão, em nome do presidente Miguel Nôvo, pelo trabalho dos últimos dois anos, e o Conselho Fiscal, em nome da colega Jamile Jabra Malke, pela parceria ao longo do mandato. Cumprimento ainda os integrantes do Conselho Executivo eleito, em nome do presidente Carlos José Castro, e os integrantes do Conselho Fiscal, desejando uma gestão profícua”.

Miguel Arcanjo Simas Nôvo, presidente que encerra sua gestão, também se manifestou, apresentando balanço das ações realizadas, os avanços alcançados e o legado deixado à Entidade. “É com profunda honra e sentimento de missão cumprida que participo desta solenidade. Esta cerimônia marca, ao mesmo tempo, o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa na história da nossa Associação”.

Ao agradecer o apoio e parceria dos membros dos Conselhos Executivo, Fiscal e de Representantes, Miguel Nôvo ressaltou. “Agradeço, acima de tudo, pela coragem de compartilhar responsabilidades nas decisões políticas que tivemos de tomar ao longo desses dois anos de mandato. Foram decisões difíceis, muitas com repercussões diretas no futuro da Entidade e na vida de milhares de associados. Nenhuma delas teria sido possível sem a união institucional que se consolidou entre os três Conselhos, num espírito de maturidade, diálogo e compromisso com a ANFIP”.

Também durante o evento, a coordenadora do Conselho Fiscal, Jamile Jabra Malke, que conclui o mandato vigente, destacou o trabalho de fiscalização e controle realizado ao longo do período. “Hoje encerramos oficialmente o mandato do Conselho Fiscal, no qual tive a honra de atuar como coordenadora. Foi um período de muito trabalho e responsabilidade. Ao longo desses anos, buscamos cumprir nossa missão com seriedade, transparência e respeito à história da nossa Entidade. Agradeço a parceria institucional e a confiança. À nova diretoria, desejo sucesso, união e energia para que sigam construindo uma ANFIP cada vez mais forte e representativa”.

Cumprindo o Estatuto Social, a secretária da Mesa Coordenadora do Conselho de Representantes, Maria Alba de Carvalho, chamou nominalmente todos os eleitos para a assinatura do Termo de Posse. Em seguida, a coordenadora do CR, Cleide Nôvo, declarou empossados os novos Conselhos Executivo e Fiscal.

No seu primeiro pronunciamento oficial à frente da ANFIP Nacional, o novo presidente, Carlos José de Castro, destacou os compromissos, prioridades e expectativas para o triênio que se inicia. “Temos o inabalável dever de ter um foco único da nossa administração, o nosso associado. Este será o objetivo primordial. Estaremos atuando em prol do nosso associado no Parlamento, no Judiciário, no Executivo, nos gabinetes detentores do Poder, nas discussões e reuniões com entidades representativas da categoria. Colocaremos nosso esforço, mandato e trabalho sempre visando a satisfação plena do nosso associado”.

Por fim, ele agradeceu o apoio de todos que apoiaram seu nome para a condução da Entidade. “O apoio foi fundamental. O apoio para que pudéssemos colocar o nosso nome à disposição e ter o respeito, o carinho e a confiança. Agora só me resta dizer muito obrigado e que Deus esteja conosco”.

Dentre os apoios que recebeu, Carlos Castro destacou e homenageou o ex-presidente da ANFIP Pernambuco (ANFIP-PE), Luiz Mendes Bezerra (in memoriam). “Vamos homenagear o Mendes com uma salva de palmas vibrante, ele que foi uma pessoa simbólica para nossa Entidade”, concluiu.

A cerimônia foi prestigiada por associados, representantes da ANFIP nos Estados, ex-presidentes da Associação Nacional, amigos e familiares.

Com a transição concluída, a ANFIP reafirma seu compromisso com a transparência, a representatividade e a dedicação permanente aos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, mantendo o foco no fortalecimento institucional e no aprimoramento contínuo das ações voltadas aos associados.

 

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies de modo que possamos oferecer a melhor experiência de navegação possível. As informações de cookie são armazenadas no seu navegador e executa funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e nos ajuda a entender melhor as seções do nosso site e como exibir melhor o conteúdo mais adequado.