ANFIP participa de mobilização nacional em defesa dos direitos trabalhistas e da justiça fiscal

A ANFIP Nacional esteve presente nesta quarta-feira (16/07) no Plebiscito Popular, uma importante mobilização social que vem ganhando força em todo o país, com o objetivo de ouvir a população sobre pautas urgentes relacionadas aos direitos trabalhistas e à justiça fiscal.

Representaram a ANFIP Nacional, o presidente Miguel Arcanjo Simas Nôvo; a vice-presidente de Política de Classe e Salarial, Maria Inês Borges Ávila; o vice-presidente de Administração, Patrimônio, Cadastro e Tecnologia da Informação, Antônio Carlos Silveira; e a vice-presidente de Comunicação Social, Marluce do Socorro da Silva Soares. O evento foi realizado na Câmara dos Deputados.

O plebiscito é uma iniciativa coletiva que visa escutar a população sobre temas urgentes para o Brasil e mobilizar forças sociais em prol de mudanças estruturais. Entre os pontos centrais da consulta popular estão o fim da escala de trabalho 6×1, a taxação dos super-ricos e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Essas propostas refletem uma demanda crescente da sociedade por maior equilíbrio social, valorização da força de trabalho e justiça tributária.

A edição do Plebiscito Popular 2025 é organizada por uma ampla frente composta por movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas.

A coordenação executiva da mobilização é composta por organizações como: Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central da Classe Trabalhadora (InterSindical), Juventude Jubileu Sul Brasil (JSB), Comissão Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Movimento Brasil Popular.

O fim da escala 6×1 representa um avanço na garantia do direito ao descanso adequado e à valorização do tempo de vida fora do trabalho. Já a proposta de redução da jornada sem corte salarial busca equilibrar produtividade, saúde e bem-estar, sem comprometer o poder de compra do trabalhador. A pauta sobre a taxação dos mais ricos está alinhada ao princípio da justiça fiscal, visando aliviar a carga tributária sobre as camadas de menor renda.

 A proposta do plebiscito é engajar ativamente a sociedade na tomada de decisões sobre temas essenciais para o desenvolvimento nacional. Trata-se de um instrumento democrático que fortalece a participação direta, permitindo que cada cidadão e cidadã contribua para moldar as ações do governo e as prioridades do país.

Ao participar do plebiscito, a ANFIP reforça seu compromisso com a defesa da justiça social e de um Estado mais equilibrado e comprometido com o bem-estar coletivo.


× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies de modo que possamos oferecer a melhor experiência de navegação possível. As informações de cookie são armazenadas no seu navegador e executa funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e nos ajuda a entender melhor as seções do nosso site e como exibir melhor o conteúdo mais adequado.