Para além das atribuições tributárias e aduaneiras, os Auditores da Receita Federal do Brasil (RFB) também têm compromisso com a proteção ambiental, a preservação da biodiversidade do País e o fortalecimento de políticas públicas sustentáveis.
Neste sentido, a RFB apoiou institucionalmente o Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande (CRAM-FURG) após a recepção do filhote neonatal de toninha (Pontoporia blainvillei), espécie classificada como o mamífero marinho mais ameaçado de extinção do Atlântico Sul Ocidental.
A atuação rápida e eficiente da Receita Federal, no dia 22 de janeiro, foi fundamental para minimizar a permanência do animal em trâmites aduaneiros e, assim, assegurar o bem-estar do filhote. Além do despacho, o órgão efetuou também a escolta do filhote de toninha com controle e segurança até o seu destino.
Toda a operação contou com a participação do inspetor da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Chuí (IRF/Chuí), Auditor Fiscal Márcio da Costa Cacko, em movimentação conjunta com as instituições envolvidas no processo.
A ANFIP Nacional parabeniza todos os Auditores Fiscais da RFB e os integrantes do CRAM-FURG pelo trabalho de excelência e pela responsabilidade socioambiental do Brasil.
O filhote, que foi batizado de “Pirata”, receberá tratamento especializado e seguirá os protocolos técnicos de reabilitação, com o propósito de sua recuperação e possível reintegração ao habitat natural.
Com informações da Receita Federal.
