ANFIP participa de reunião quinzenal da Frente do Serviço Público

289
frente09-11

A PEC 32/20 (Reforma Administrativa) foi pauta da reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público realizada nesta segunda-feira (9/11). O encontro foi coordenado pelo assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero. Na oportunidade, os representantes fizeram uma breve exposição das ações que as entidades têm feito em defesa do serviço público recentemente e propuseram estratégias de trabalho contra a PEC.

Ao apresentar a conjuntura política atual, o consultor político Vladimir Nepomuceno explicou que não estão previstas atividades legislativas no Congresso Nacional para esta semana em função do foco nas eleições municipais do próximo domingo. Porém, alertou os participantes para o fato de que, caso o Congresso consiga instalar e aprovar o funcionamento remoto da Comissão de Constituição e Justiça, a tramitação da PEC 32/20 será acelerada.

 “O que a gente precisa fazer agora, sem largar as eleições municipais, é nos mantermos atentos aos deputados e senadores pressionando de todas as formas para que consigamos, no mínimo, jogar a Reforma para o ano que vem. E,  aí sim fazer o que é necessário ser feito quando uma PEC está em tramitação: realizar audiências públicas e debates”, orientou Nepomuceno, destacando ainda a necessidade de dar publicidade a estas ações , pois, segundo ele, não adianta apenas servidores lutarem contra a Reforma, porque toda sociedade será prejudicada perdendo saúde, educação, segurança e demais serviços públicos.

Em concordância Vilson Romero salientou a importância de esclarecer os efeitos da proposta para a sociedade. “Tenho visto que os servidores têm feito enxurradas de lives, mas são para o ‘próprio umbigo’, nós não estamos nos comunicando com o povo, temos que trabalhar para quando promovermos qualquer evento, fazê-lo aberto numa linguagem explicativa voltada para o cidadão, explicando essa Reforma que é, na verdade, o desmonte do serviço público e o loteamento do Estado brasileiro”, frisou.

A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 23 de novembro.