Perdeu a live informativa sobre o Decipex? Tire suas dúvidas aqui

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A ANFIP promoveu, na quarta-feira passada (31/3), um webinário exclusivo com a participação da equipe do Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), com o intuito de auxiliar nas demandas que os associados têm dificuldades. Confira os principais questionamentos respondidos.

Demora na concessão de benefícios- O Departamento está em processo de reorganização para melhorar o fluxo de trabalho e acelerar o processo de concessão de benefícios, que atualmente é empregado em um prazo médio de 50 dias. Segundo os representantes, o Decipex recebe uma grande quantidade de processos que não estão corretamente instruídos, pois cada órgão tinha um formato de trabalho e isto acarreta a demora da concessão devido ao processo de adaptação e padronização dos procedimentos. Entre as soluções, o Departamento busca instruir os órgãos que estão sendo centralizados sobre a padronização da discussão processual para otimizar os trabalhos. Em relação ao ressarcimento da assistência saúde, será montado um grupo de trabalho com o objetivo de zerar as solicitações ainda no primeiro semestre de 2021.

Piloto prova de vida digital – A campanha ainda está em fase de testes, porém, posteriormente, pretende-se estender a funcionalidade a 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados com biometria registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e/ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A ação tem o objetivo de melhorar e facilitar o atendimento aos beneficiários e a rotina de atividades da Unidade de Gestão de Pessoas, realizando a prova de vida por meio dos aplicativos Sigepe Mobile e Meu Gov.Br.

Comprovante de Rendimentos – Em relação às dúvidas sobre a emissão do comprovante de rendimentos, foi informado que basta acessar o site do Sigepe web ou o aplicativo Sigepe Mobile. Em caso de impossibilidade pelo sistema Sigepe, o usuário pode solicitar o comprovante pelo portal do Governo Federal (gov.br). Confira aqui os tutoriais.

Recuperação de acesso – Uma grande dificuldade do público atendido pelo Decipex é a recuperação de acesso. Ao entrar no sistema Sigepe, há o tópico “preciso de ajuda” que libera algumas perguntas que devem ser respondidas para debloqueio automático, caso o usuário erre as respostas, o acesso é bloqueado e é necessário entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800-978-9004, ou fazer a solicitação pelo protocolo digital.

Foi comunicado ainda que o Decipex produzirá uma cartilha informativa em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para auxiliar os servidores no processo pós-aposentadoria, apresentando os serviços, canais de atendimento e outras informações pertinentes. Caso ainda haja alguma dúvida, acesse as perguntas frequentes no Portal do Servidor (aqui).

Veja os serviços prestados em cada canal de atendimento do Departamento:

Site gov.br

  • Apresentação de comprovante Extra-Siape
  • Comunicação de falecimento
  • Solicitação de auxílio funeral, desbloqueio de acesso ao Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), isenção de Imposto de Renda, comprovante de rendimentos, ficha financeira e contracheque.

Acesse aqui.

Protocolo digital

  • Atualização cadastral
  • Concessão de pensão e aposentadoria
  • Declarações
  • Questionamentos financeiros
  • Requerimentos diversos

Acesse aqui.

Sigepe requerimentos

  • Alteração de dados bancários
  • Assistência à Saúde Suplementar
  • Comprovante de quitação de plano de saúde
  • Cadastro/ Alteração de dependentes
  • Reestabelecimento de pagamento- Covid 19

Acesse aqui ou faça download do aplicativo nas plataformas Google Play  e App Store. Caso tenha dificuldade em algum procedimento relacionado a senhas, módulo de requerimento e desbloqueio de usuário, é possível aprender o passo a passo nesta playlist .

Central de Atendimento de pessoal – CAPE

Atualmente a unidade de atendimento presencial só está disponível em Brasília e São Paulo, porém, segundo o Departamento, há um projeto do Ministério da Economia para a implementação de unidades presenciais em todo o país.

  • Atendimento presencial (suspenso temporariamente devido à pandemia)

Brasília- DF:  Endereço: SAUS, Quadra 6, bloco O, térreo, Ed. Órgãos Centrais.

São Paulo- SP: Endereço: Avenida Prestes Maia, 733 – 19º andar, sala 1904.

Central de Atendimento Decipex

  •    Esclarecimento de dúvidas

Contato: 0800-978-9004