Encontro da ANFIP-SP aborda dívida pública, reforma administrativa e qualidade de vida

345

A ANFIP-SP, Associação Estadual de São Paulo, realizou a nona edição do Encontro dos Associados na cidade de Campos do Jordão, de 1º a 4 de setembro. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, entre associados e familiares, que ficaram durante todo o período hospedados no hotel Estoril.

Na abertura do Encontro, o presidente da entidade, Genésio Denardi, deu as boas-vindas aos associados e comentou sobre a nova realidade dos eventos, que são feitos de forma híbrida (presencial e virtual). Ele fez um comparativo usando por base o Fórum Jurídico, que teve participação de 80 pessoas presencialmente, porém o número dos que acompanharam pelo Youtube foi, pelo menos, 20 vezes maior.

Além de apresentar a história do município de Campos do Jordão, que recebeu a primeira edição do Encontro da ANFIP-SP, em 2011, Denardi ressaltou todas as edições anteriores do evento, que também passou por Olímpia (2012), Águas de Lindoia (2013), Brotas (2014), Atibaia (2015), São Sebastião (2016), no MSC Preziosa (2017) e Guarujá (2019).

Eleições no Brasil
No trecho final do discurso de abertura, o presidente da entidade lembrou da importância de votar conscientemente, não apenas nas cadeiras do Executivo, mas, sobretudo, para o Legislativo, ainda mais com propostas como o Projeto de Lei Complementar 17/22, popularmente chamado de “Código de Defesa do Sonegador” pelas entidades do Fisco.

“Chega a ser um insulto proporem um projeto como este, em um país com tanta desigualdade e pobreza. Em um dia anistiam dívidas de sonegadores; no outro propõem reformas trabalhistas e da Previdência por alegarem problema de caixa”, contextualizou. “Infelizmente, é neste cenário que nos encontramos, mas um Congresso consciente e formado por pessoas tecnicamente preparadas é capaz de combater esse tipo de aberração”, complementou.

Paridade
Em sua fala, a vice-presidente de Assuntos Jurídicos da ANFIP, Maria Beatriz Fernandes Branco, ressaltou o trabalho das entidades para que haja igualdade nos vencimentos entre ativos e aposentados. “A gente tem uma missão. Os aposentados têm de ser ouvidos a todo instante. Temos de ser reconhecidos e valorizados pelo Estado.” E citou a fala do presidente da entidade nacional, Vilson Romero, no 16º Encontro do Mosap, realizado no dia 31 de agosto, na Câmara dos Deputados: “a ANFIP defende a paridade até embaixo d’água”. Durante o evento foi exibido um vídeo da participação de Romero no evento do Mosap. Clique aqui para ver.

Ainda no evento, o presidente do Movimento Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas, Edison Haubert, deu detalhes sobre a realização do Encontro do Mosap. Apesar de não ter recebido o número esperado de parlamentares, Haubert ressaltou a participação de 57 entidades no evento, sendo representadas, em sua maioria, por diretores e presidentes. Ele também lamentou a falta do falecido deputado Arnaldo Faria de Sá (1945-2022) na luta pela extinção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. “Ele conhecia muito o Congresso, sabia de todas as curvas e retas.” Outro parlamentar citado, cuja perda também foi lamentada por Haubert, foi de Major Olímpio (1962-2021). “Os dois eram nossos pontas de lança por lá.”

Durante o Encontro do Mosap, em Brasília, foram distribuídos documentos sobre a importância de aposentados e pensionistas votarem nas eleições gerais de outubro, o manifesto da entidade sobre a aprovação da PEC 555, além de projetos de interesse dos servidores públicos aposentados e pensionistas em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Denardi, que também é diretor-adjunto de Comunicação do Mosap, afirmou que a ANFIP-SP encaminhará os documentos a todos os associados.

Fundação ANFIP

Mestre de Cerimônia do Encontro, a diretora de Assuntos Jurídicos da ANFIP-SP, Margarida Lopes de Araújo convidou a diretora de Política de Classe e Interesse Fiscal, Nilza Garutti, para falar acerca das cartilhas sobre os direitos do cidadão. Os quatro primeiros volumes, lançados pela Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, são: “I – Direitos das mulheres e Lei Maria da Penha”, “II – Direitos dos LGBTQIA+”, “III – Direitos dos empregados domésticos” e “IV – Racismo é crime”. Margarida disse durante o evento que há a perspectiva de ser desenvolvido um trabalho para um novo volume relacionado a tipos de aposentadoria para os servidores públicos.

Painéis
O evento teve três painéis, sendo o primeiro sobre como o sistema da dívida afeta a vida da população, com a coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli. O segundo foi relacionado à PEC 32, da Reforma Administrativa, e a Repercussão na Carreira da Auditoria Fiscal, com o diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), coronel Elias Miler da Silva. O terceiro painel, “Ressignificando o Propósito de Vida”, foi apresentado pelo mentor de carreiras Vinícius Dias dos Santos.

Também participaram do Encontro da ANFIP-SP o vice-presidente de Serviços Assistenciais da ANFIP, Ariovaldo Cirelo; o secretário de Administração de Campos do Jordão, Marcos Antônio Chiovetti; e o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, Roberto Toshiro Kasai.

Outros detalhes do evento estão disponíveis aqui.
Fonte: ANFIP-SP