Auditoria da Dívida lança cartilha informativa

335

A vice-presidente de Comunicação Social, Marluce Soares, acompanhou nesta terça-feira (16/5) o lançamento virtual da cartilha “Auditoria da Dívida Pública: ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, produzida pela organização Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), com apoio da ANFIP.

A relevância da publicação se destaca diante da apresentação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023, conhecido como Novo Arcabouço Fiscal, que, segundo a ACD, deixa os exorbitantes e sigilosos gastos com a dívida pública sem controle.

Um dos objetivos da cartilha é embasar as discussões dos servidores em suas bases e mostrar aos parlamentares os efeitos nocivos destes gastos para a economia do país, para sociedade e para a estrutura do Estado brasileiro, em especial para servidores públicos.

Para a coordenadora da ACD, a Auditora Fiscal Maria Lucia Fattorelli, é importante enfrentar o sistema da dívida, que aprofunda a escassez dos investimentos sociais. “Esse jogo tem que virar, porque a nossa população está sofrendo muito. Aumentou a população de rua e mais de 30 milhões de pessoas passam fome em um país que é um dos maiores produtores de grãos. Esse paradoxo que tem no Brasil tem como pano de fundo esse sistema da dívida que já estamos enfrentando e queremos que as autoridades enfrentem também”.

O lançamento também contou com a participação da deputada Fernanda Melchionna (PSol/RS), autora do requerimento para a criação da Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida com Participação Popular, que já conta com 130 assinaturas de apoio para sua instalação; e também da Auditora Fiscal e associada da ANFIP, Rita Felicetti.

Na próxima terça-feira (23/5), às 16 horas, no hall da Taquigrafia, localizado no Anexo II da Câmara, será feito o lançamento presencial da Cartilha. Confira a versão digital aqui.