ANFIP encerra V CNE com diretrizes para o futuro da Entidade

A sessão solene de encerramento da V Convenção Nacional Extraordinária da ANFIP Nacional (CNE) foi realizada nesta quarta-feira (30/4). O evento, que teve início no dia 26 de abril, reuniu centenas de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil em Brasília, no Hotel San Marco, e aprovou as diretrizes para atuação da Entidade nos próximos anos.

Durante o encerramento, Floriano José Martins, relator da Mesa Diretora, realizou a leitura da Ata, que inclui todas as atividades e decisões aprovadas pelos convencionais durante a CNE.

“Hoje encerramos não apenas uma convenção, mas renovamos um pacto com a nossa missão e com valores que nos definem. Ser Auditor é, antes de tudo, servir à sociedade com integridade, coragem e excelência. Que o espírito de responsabilidade que nos une aqui hoje continue a nos inspirar em cada desafio e em cada conquista. Sigamos em frente, com honra e determinação”, declarou Floriano José.

Em seguida, o coordenador da Mesa Diretora, Álvaro Sólon de França, agradeceu a todos pela dedicação e empenho, e citou o escritor Guimarães Rosa, em Grandes Sertões Veredas, para dizer que a vida requer coragem para enfrentar os desafios do dia a dia: “Não se vence nenhum desafio sem coragem. E a ANFIP, nos seus 75 anos, se tem uma coisa que nunca lhe faltou foi coragem. Uma entidade não chega a 75 anos se não tiver coragem para enfrentar as situações adversas. E devemos levar isso também para a nossa vida”.

Álvaro Sólon ressaltou ainda os princípios que guiaram a ANFIP nas sete décadas e meia de existência e a importância do trabalho coletivo. “Ninguém faz nada sozinho, uma entidade precisa do trabalho de todos. Uma entidade não chega a 75 anos se ela não tiver princípios. O princípio é a pedra angular que sustenta qualquer entidade, sociedade ou família. E chegou aos 75 anos porque estava alicerçada com seus princípios, que a nortearam durante toda a sua vida”, destacou.

Na sequência, como orador da sessão e representante dos demais convencionais, Andre Luiz Spagnuolo Andrade cumprimentou a todos os presentes e agradeceu aqueles que sempre trabalharam de forma intensa na ANFIP. Ele falou sobre a atuação da ANFIP ao longo de sua existência e da importância da Associação nos estados, destacando sua vivência em Roraima. “A gente sempre teve a ANFIP nos ajudando, sempre foi a ANFIP que resolveu tudo”, pontuou.

Missão cumprida

A coordenadora do Conselho Fiscal, Jamile Jabra Malke, ao comentar os dias intensos de trabalho, debate qualificado e verdadeiro exercício democrático, que resultaram em importantes avanços para a Entidade, afirmou que “o sentimento de missão cumprida”.

Para Jamile Malke, cada passo da jornada contribuiu para delinear as bases para o futuro da ANFIP. “As propostas debatidas e aprovadas aqui nasceram do diálogo, do respeito às diferenças e do voto consciente. Cada ponto foi analisado com profundidade, refletindo a pluralidade de ideias que compõem a nossa Associação. E é justamente essa construção democrática que confere legitimidade e força ao documento que ora se consolida”, enfatizou.

Já o coordenador do Conselho de Representantes, Carlos José de Castro, saudou Álvaro Sólon de França, que dirigiu os trabalhos da Mesa Diretora, e o presidente Miguel Nôvo que, junto à equipe que o assessorou, organizou a V CNE. Carlos Castro homenageou todos os convencionais, em nome de Maria Oneyde Santos, convencional do Pará.

Futuro da Entidade

O presidente Miguel Nôvo considerou a V CNE “expressivamente positiva”: “Posso afirmar, com convicção, que a ANFIP Nacional sai desta Convenção maior, melhor, mais moderna e fortalecida”.

Miguel Nôvo considera que foi aprovado tudo o que era essencial para o futuro da Entidade: o mandato de três anos para os Conselhos Executivo e Fiscal; a ampliação do direito de candidatura aos Conselhos CE e CF para todos os associados com mais de 12 meses de filiação; a consolidação, em Estatuto, da criação das filiais; a criação da Vice-Presidência de Assuntos Aduaneiros; a não reincorporação do artigo 82 no novo Estatuto; e outras importantes mudanças que modernizam e aperfeiçoam a estrutura institucional.

De acordo com o presidente, já na próxima semana, será iniciada a execução das deliberações da Convenção. Entre as providências imediatas, destacou: a organização da eleição dos convencionais, marcada para 1º de julho, bem como da Convenção Nacional de Ordinária, que deverá acontecer em setembro; a articulação com a Comissão do Futuro para implementar as filiais, começando pelo Maranhão, que já manifestou interesse em criar a primeira; as tratativas finais com as estaduais de São Paulo e Rio Grande do Sul para adesão ao projeto “ANFIP do Futuro”, haja vista que o prazo final para adesão é 31/07/2025; a cobrança à ANFIP-DF para realização de eventos com os recursos do Projeto Sociocultural; a implantação da nova Vice-Presidência de Assuntos Aduaneiros, em articulação com a VP de Assuntos Fiscais; entre outras ações decorrentes das deliberações aprovadas.

Miguel Nôvo aproveitou a oportunidade para agradecer: aos colaboradores da ANFIP, pelos preparativos para a realização da Convenção; ao coordenador Álvaro Sólon, pela condução equilibrada e firme dos trabalhos; aos membros dos Conselhos de Representantes, Fiscal e Executivo, pelo desempenho de suas funções estatutárias e apoio nas decisões colegiadas; à Comissão Organizadora, que se desdobrou em cada detalhe; e aos convencionais, pela entrega, dedicação e comprometimento com o futuro da entidade.

“Vocês saem desta Convenção com a missão cumprida. Ajudaram a construir e consolidar a nova ANFIP que estamos modelando juntos: mais democrática, mais participativa, mais forte”, finalizou.

A transmissão completa do evento está disponível na TV ANFIP, no canal do Youtube.

Confira os álbuns de fotos do evento:

Dia 26/4 – https://bit.ly/4jQmu2G

Dia 27/4 – https://bit.ly/44MAd6r

Dia 28/4 – https://bit.ly/4jPGXoe

Dia 29/4 – http://bit.ly/4iBKyFq

Dia 30/4 – http://bit.ly/3RGVnew


× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies de modo que possamos oferecer a melhor experiência de navegação possível. As informações de cookie são armazenadas no seu navegador e executa funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e nos ajuda a entender melhor as seções do nosso site e como exibir melhor o conteúdo mais adequado.