V CNE: Presidente da ANFIP destaca esforço coletivo na construção do novo Estatuto

“Estamos aqui reunidos para tratar de um tema central: o Novo Estatuto da ANFIP. Um documento que não é apenas uma peça normativa. Ele é, acima de tudo, o reflexo de um esforço coletivo, de uma construção cuidadosa e comprometida que visa garantir que a nossa ANFIP continue firme, vibrante e preparada para os novos tempos.” Foi conclamando os convencionais natos e eleitos que o presidente da ANFIP Nacional, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, declarou oficialmente aberta, neste domingo (27/4), a V Convenção Nacional Extraordinária.

A mesa de abertura contou também com a presença do coordenador do Conselho de Representantes, Carlos José de Castro; da coordenadora do Conselho Fiscal, Jamile Jabra Malke; e da presidente da ANFIP-DF, Léa Pereira de Mattos.

Esta edição do evento, realizada para atualizar o principal documento que rege o presente e o futuro da Entidade, é um marco do trabalho coletivo, conforme destacou Miguel Nôvo. “Mais de cinquenta mãos, experientes e comprometidas, se uniram para construir, revisar e aprimorar cada linha deste novo texto. Refiro-me aos integrantes dos Conselhos de Representantes, Fiscal e Executivo, das Comissões do Estatuto e da ANFIP do Futuro. Pessoas que conhecem a história da ANFIP porque a ajudaram a escrever”, frisou, destacando também a inédita atuação de uma assessoria jurídica independente, contratada com o propósito de analisar, de forma isenta, o documento vigente.

De acordo com o presidente da ANFIP, todo o processo de elaboração do novo Estatuto teve como princípio a manutenção da perenidade da Associação, modernizando-a e tornando-a mais atrativa aos atuais Auditores Fiscais e, principalmente, aos novos colegas que ingressam na carreira. “Com muito zelo, mantivemos o que consideramos essencial para a continuidade dos princípios que regem a nossa entidade. Ao mesmo tempo, tivemos a coragem de suprimir dispositivos que já não servem mais aos propósitos e à realidade atual”, explicou.

“A ANFIP construiu uma marca de confiança, de ética e de luta por justiça fiscal e social. Essa marca não pode morrer, não pode ser sufocada por visões que se apegam ao passado e temem o novo”, finalizou o presidente, conclamando todos os convencionais a aprovarem integralmente o novo Estatuto.

Construção coletiva – Os integrantes da mesa de abertura destacaram a importância do momento vivido pela Associação e reforçaram, em seus discursos, a atuação dos convencionais para o sucesso da iniciativa.

Léa Pereira de Mattos, anfitriã do evento, enfatizou que esta é uma oportunidade de transformação. “Aqui vamos analisar a nova proposta para o Estatuto Social, atualizando e modernizando o normativo que rege o nosso dia a dia. Só com a união de todos conseguiremos elevar ainda mais a atuação e o nome de nossa Associação”, afirmou.

Jamile Jabra Malke, coordenadora do Conselho Fiscal, falou sobre o momento de reencontro, reflexão e construção coletiva. “Este é um espaço de diálogo, de fortalecimento dos nossos ideais, das nossas ideias e de reafirmação do compromisso que nos une. Desejo a todos um trabalho produtivo, marcado pela cooperação, pela responsabilidade e pela busca das melhores soluções para os desafios que enfrentamos. Que cada contribuição trazida aqui seja uma semente para o crescimento ainda maior da nossa Entidade. Que sejam aprovadas as propostas que fortaleçam e unam todas as nossas entidades estaduais, e que venham ao encontro dos interesses dos nossos associados”, ressaltou.

O coordenador do Conselho de Representantes, Carlos José de Castro, orientou que os convencionais tenham inteligência para superar os imprevistos e as dificuldades. “Estamos aqui para mudar o Estatuto — estatuto este que vai garantir novos 75 anos ou mais para a nossa Entidade”, disse, enfatizando que as propostas foram elaboradas por um grupo sério que superou os desencontros de ideias e de opiniões para finalizar um documento conjunto. “Uma coisa vocês podem ter certeza: as propostas têm seus motivos, objetivos e fundamentos para justificar cada uma delas. Cabe a nós decidirmos pelo que entendermos ser o melhor para o nosso futuro associativo”, frisou.

A transmissão completa da V CNE está disponível na TV ANFIP, no canal do Youtube.

Confira o álbum de fotos do evento:

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies de modo que possamos oferecer a melhor experiência de navegação possível. As informações de cookie são armazenadas no seu navegador e executa funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e nos ajuda a entender melhor as seções do nosso site e como exibir melhor o conteúdo mais adequado.