A ANFIP-MG promoveu, na tarde do dia 21 de agosto de 2025, o lançamento da Central de Serviços Digitais – Guia Prático para o Associado, uma iniciativa voltada a facilitar o acesso dos associados às principais plataformas governamentais e serviços online oferecidos pelo Governo Federal. Disponível no endereço https://anfipmg.org.br/central-de-servicos-digitais/, a Central reúne tutoriais, links, vídeos e cartilhas, com destaque para quatro ferramentas de grande utilização pelos associados: Gov.br, SouGov.br, Fala.BR e Protocolo Digital. O acesso também pode ser feito por meio do menu e do banner em destaque no site da ANFIP-MG (veja as imagens abaixo).
Pelo menu do site:
Pelo banner em destaque:
O evento contou com palestra de apresentação da ferramenta — proferida pelo assessor da Diretoria de Política de Classe e Cultura Profissional, Carlos Roberto Bispo — e foi encerrado com um lanche de confraternização.
Na abertura, a presidente Ana Lúcia Guimarães Silva deu boas-vindas aos participantes, destacou o compromisso da ANFIP-MG em sempre promover atividades culturais e de aperfeiçoamento para os associados e ressaltou que o avanço acelerado da tecnologia representa um desafio para muitos. “Somos de uma geração que viveu o tempo do papel e do analógico. Por mais que tentemos acompanhar, sabemos que há dificuldades em acessar determinadas plataformas e aplicativos. A ideia da Central surgiu justamente para ajudar nossos colegas a superarem essas barreiras digitais”, afirmou.
Em seguida, a diretora de Política de Classe e Cultura Profissional, Celeste Filomena Cruz, explicou que a criação da Central de Serviços Digitais está alinhada ao Estatuto Social e ao Manual de Governança da ANFIP-MG, que preveem a promoção de iniciativas de interesse da categoria. “Grande parte dos nossos associados é formada por aposentados, que muitas vezes encontram obstáculos para utilizar serviços digitais. Pensando nisso, organizamos um acervo com tutoriais, links, vídeos e cartilhas, tudo dentro do site da ANFIP-MG. Neste primeiro momento, a proposta é nivelar os conhecimentos, para que todos tenham condições de acessar essas ferramentas”, destacou Celeste.
Responsável pela organização dos temas da plataforma, o assessor da diretoria de Política de Classe, Carlos Roberto Bispo, explicou a motivação do projeto. “Percebemos que muitos colegas se confundem diante da quantidade de aplicativos e serviços disponíveis. A ideia foi reunir em um único espaço as informações essenciais, para que os associados não precisem perder tempo procurando na internet. A Central vem para simplificar e orientar”, disse.
Durante a palestra, Bispo apresentou os recursos já disponíveis e detalhou o funcionamento das quatro ferramentas mais demandadas pelos associados: Gov.br, SouGov.br, Protocolo Digital e Fala.BR.
- No caso da plataforma e aplicativo Gov.br, explicou que a finalidade é mostrar a evolução das informações de cadastro — CPF, conta de e-mail e, atualmente, a conta Gov.br — disponível a todo cidadão brasileiro, cujo cadastramento e acesso podem ser feitos tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
- Sobre a plataforma e aplicativo SouGov, ressaltou que seu uso é destinado ao servidor público federal para acesso às principais informações sobre o vínculo funcional, com destaque para a importância da opção de alteração de vínculos (Decip/SGP, ME e INSS, quando aplicável) e para as funcionalidades de Autoatendimento e Solicitações, detalhando os itens mais utilizados.
- Em relação ao Protocolo Digital, apresentou a cartilha que orienta seu uso e destacou a finalidade da plataforma como canal para requerer direitos e solicitar informações, ressaltando os principais detalhes a serem observados no momento da utilização.
- Já sobre a plataforma Fala.BR, desenvolvida pela CGU e integrada à Ouvidoria e ao Acesso à Informação, explicou as funcionalidades para solicitação de informações e apresentação de reclamações não solucionadas pelo Protocolo Digital. Também destacou que as respostas fornecidas por meio do Fala.BR podem ser fundamentais para embasar eventual ação judicial movida pelo servidor público.
A expectativa da ANFIP-MG é que a Central se torne um instrumento de apoio contínuo, sendo aprimorada de acordo com as necessidades dos usuários. Novas palestras estão previstas, inclusive em cidades do interior, a fim de ampliar o alcance da iniciativa.
Para dúvidas e orientações personalizadas, os associados podem entrar em contato com a entidade pelos seguintes canais: Fale Conosco do site (www.anfipmg.org.br/fale-conosco), E-mail (anfipmg@anfipmg.org.br) e WhatsApp (31) 9 9778-9952.
Após a apresentação, os participantes foram recebidos para um lanche especial, que reforçou o clima de confraternização e proximidade entre os associados.
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