O plenário do XIX Encontro Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil amanheceu, nesta quarta-feira (23/9), sob o som da poesia e da música de Elisa Lucinda e Glaucus Linx que, juntos, abriram o último dia de evento.
Recepcionados pelas vice-presidentes Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas) e Lucimar Ramos de Lima Ramalho (Aposentadorias e Pensões), os artistas expressaram o melhor da cultura popular brasileira com “A palavra voa”.
Poeta, escritora, atriz e intérprete, Elisa Lucinda tem uma trajetória marcada pela literatura, pelo teatro e pela valorização da palavra como instrumento de expressão e transformação. Durante a apresentação, mostrou como uma única palavra pode se desdobrar em inúmeras expressões, impactando as pessoas de maneiras diferentes. “Essa manhã é uma homenagem à palavra. Uma palavra, dependendo de como você a usa, pode mudar tudo”, frisou.
Interagindo com a plateia, Lucinda relatou como sua criação familiar, sua formação acadêmica e a experiência que a arte lhe proporcionou foram fundamentais para entender, enfrentar e resistir às diversidades e às pluralidades da vida. Toda essa experiência lhe rendeu a autoria de 24 livros, a fundação do Instituto Casa Poema e a posse na Academia Brasileira de Cultura, onde ocupa, desde 2021, a cadeira de Olavo Bilac.
O encontro entre a artista e os participantes do evento foi intercalado por muitas histórias, poesia e música. No palco, Lucinda foi acompanhada pelo saxofone de Glaucus Linx, que é arranjador, compositor, produtor musical e pesquisador.
Os associados que não puderam estar presencialmente no Rio de Janeiro podem conferir o Encontro na TV ANFIP (acesse aqui). Também é possível ler (aqui) todas as notícias do evento.









