A ANFIP Nacional realizou, nesta quarta-feira (3/12), no Clube do Exército, em Brasília, o evento de apresentação dos novos integrantes dos Conselhos Executivo e Fiscal, empossados na mesma data, para a gestão 2026-2028. A celebração também marcou a confraternização de fim de ano da Associação, reunindo associados, conselheiros, parlamentares, autoridades, além de lideranças sindicais e representativas.
Em todos os pronunciamentos, foi destacado o papel institucional da ANFIP ao longo dos seus 75 anos, a defesa intransigente dos associados e os desafios futuros para o serviço público e a Previdência Social.
O senador Paulo Paim (PT/RS) ressaltou sua ligação histórica com a Associação e anunciou que está em seu último mandato no Congresso Nacional. “Estou nos meus 40 anos de Congresso e esse ano cada fala que faço é uma despedida. Em todos esses anos, a ANFIP sempre esteve ao meu lado, na elaboração e construção dos projetos. Quero dizer a vocês que eu saio do Congresso, mas não sairei da luta permanente em defesa dos trabalhadores. Vida longa à ANFIP! Estamos juntos!”
Paim destacou ainda suas preocupações com o futuro da Previdência diante da precarização das relações de trabalho e que conta com as entidades, incluindo a ANFIP, para enfrentar esses desafios. “Se nós não apontarmos outras fontes de recursos, além da folha de pagamento, que vai diminuir cada dia mais, teremos dificuldades para fazer os pagamentos justos aos aposentados e pensionistas”, alertou.
A deputada Érika Kokay (PT/DF) reforçou a relevância da ANFIP em pautas estruturantes para o país. “Participar desse momento de homenagem à ANFIP é reconhecer um trabalho absolutamente fundamental. Durante a reforma da Previdência, ali nós tínhamos a ANFIP, fazendo uma discussão absolutamente basilar e estruturante do país.”
A parlamentar também enfatizou a defesa do serviço público e o enfrentamento à PEC 38/2025, que trata da Reforma Administrativa. “Não queremos uma estabilidade com prazo de validade, porque a estabilidade assegura a memória do serviço público e os interesses da sociedade”, pontuou Kokay.
Desafios legislativos – O presidente da ANFIP Nacional, na gestão 2024-2025, Miguel Nôvo, reforçou a importância dos temas levantados pelos parlamentares. “O senador Paulo Paim e a deputada Erika Kokay vieram aqui trazer temas importantíssimos para a sociedade brasileira. As fontes de contribuições da Previdência Social estão se esvaindo, estão indo para o ralo. E nós temos que conseguir novas fontes de financiamento.”
Miguel Nôvo citou a necessidade de substituição gradual da folha de pagamento pelo faturamento como base de financiamento e ressaltou os desafios legislativos, como a PEC 38/25, a PEC 6/24 e a LOAT. “Temos muita pauta para o ano de 2026 e temos que lutar, nos unirmos, para convencer o presidente da Câmara para que a PEC 6 seja apensada à PEC 555.”
Ao se despedir da presidência, agradeceu aos conselhos e aos colegas que deixam os cargos. “Eu quero agradecer a todos os três Conselhos da ANFIP pelo apoio que tive durante esses dois anos de mandato. Fizemos muitas mudanças internas que vão repercutir por anos e anos na estrutura da Associação.”
Entrega do carro 0km ao sorteado – Também na ocasião, e como parte das comemorações pelos 75 anos da ANFIP Nacional, a vice-presidente de Serviços Assistenciais, Margarida Lopes de Araújo, fez a entrega simbólica do HB20 0km ao ganhador do sorteio da campanha de filiação “Com a ANFIP você vai mais longe”. “Fizemos esse projeto para angariar novos associados e também para premiar os associados que já nos acompanham há muitos anos. E o nosso ganhador é um antigo colega, ex-presidente da ANFIP, o nosso colega Marvile Tafarel.”
O associado Marvile Taffarel, emocionado, agradeceu à instituição. “Eu convivo com a ANFIP há 48 anos. E agora tenho esse prazer enorme de ter ganhado esse prêmio maravilhoso. Só me resta, mais uma vez, agradecer à ANFIP. Muito obrigado!”
Foco no associado como meta de gestão – Encerrando os discursos, o presidente empossado para a gestão 2026-2028, Carlos José de Castro, apresentou sua visão para o novo ciclo. “Meu discurso começa agora e vai ser concluído daqui há 3 anos. São exatos 1.095 dias. Nesse período, comandarei essa nau chamada ANFIP com um grupo de profissionais competentes. O mar pode ser bravo ou revolto, mas nós haveremos de vencer todas as procelas em benefício do associado.”
Carlos Castro reforçou que a atuação da próxima gestão será guiada pela representação dos associados. A nossa administração terá o foco voltado para o associado. Quando estivermos no Parlamento, na Justiça pleiteando nossos direitos, no Poder Executivo, nos gabinetes detentores do poder, estaremos representando e falando pelo associado. Será a voz do associado que, através de nós, ecoará no Planalto Central para que todos sintam a nossa importância para o estamento público brasileiro”.
Ao lembrar que a ANFIP é uma das entidades representativas mais antigas, especialmente da carreira de Auditor Fiscal da Receita Federal, e amplamente reconhecida por sua atuação, o novo presidente da Associação ressaltou a importância da união da carreira e das entidades representativas.
Concluindo as homenagens, a vice-presidente de Relações Públicas, Rita de Cássia Cavalcanti Couto, agradeceu a presença de todos os convidados e deixou sua mensagem aos conselheiros empossados: “Parabéns aos novos Conselhos Executivo e Fiscal e que tenham muito sucesso! Parabenizo Carlos Castro e agradeço a Miguel Nôvo, que está ainda até 31 de dezembro conduzindo o atual Conselho.”












