A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, realizou, no dia 9 de agosto, a apreensão de 760 kg de cocaína em dois contêineres. A cocaína estava oculta em meio a uma carga de esmalte cerâmico, no porto de Navegantes (SC). É a maior quantidade de cocaína apreendida em 2023 pela Receita Federal em Santa Catarina. Estima-se que o valor da droga no Brasil é de cerca de US$ 7,6 milhões, com este valor podendo até triplicar no exterior.
Os contêineres foram selecionados para fiscalização por critérios de risco e submetidos à inspeção do scanner da Receita Federal, que indicou a presença dos tabletes de cocaína em meio à carga de esmalte cerâmico. A Receita Federal irá continuar realizando uma vistoria concentrada nesta semana, com previsão de fiscalizar dezenas de contêineres.
Esta foi a quarta apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Porto de Navegantes em 2023, totalizando 1.544 kg de cocaína. Neste ano, já foram apreendidos aproximadamente 1.978 kg da droga em operações da Receita Federal em Santa Catarina.
O trabalho integrado entre a Receita Federal e a Polícia Federal demonstra o objetivo do Estado brasileiro de combater o tráfico internacional e os crimes transfronteiriços, protegendo a sociedade brasileira.
Fonte: Receita Federal