Conselheiros atuam no Congresso Nacional

293

Em continuidade ao trabalho parlamentar iniciado nesta terça-feira (11/4), dirigentes da ANFIP estiveram presentes, na mesma data, em diversas discussões realizadas na Câmara dos Deputados.

Reforma Tributária – Desta vez, o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) e relatado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) ouviu representantes do setor de transportes, que abordaram como as possíveis mudanças promovidas pela reforma irão afetar a categoria.

Ao dialogar com parlamentares, os dirigentes da ANFIP reforçaram importância das contribuições do  trabalho Reforma Tributária Solidária, produzido pela ANFIP e Fenafisco.  Na quarta-feira (12/4), o colegiado irá receber representantes dos setores de saúde e educação.

Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial – O encontro promovido para tratar da jornada de direitos humanos com a participação sociedade civil, contou com a presença de diversas representações de movimentos sociais e agentes públicos.

Na oportunidade, foi entregue à coordenadora da comissão, deputada Luizianne Lins (PT/CE), uma série de cartilhas sobre os direitos do cidadão, produzidas pela Fundação ANFIP em parceria com a ANFIP e a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). O material reúne estudos modernos sobre os direitos e deveres que impactam a vida de todos.

Impactos da terceirização – Requerida pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), a audiência discutiu os impactos da lei de terceirização 13.429/17 e da reforma trabalhista sobre o mercado de trabalho. O parlamentar defende  que a mobilização da sociedade e das entidades públicas e privadas ligadas ao tema é de extrema importância para que as regras que precarizam as condições de trabalho sejam revistas pelo Congresso.

Integraram as atividades, os vice-presidentes Maria Aparecida Paes Leme (Relações Públicas), Tereza Liduína Santiago Félix (Aposentadorias e Pensões), Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais), Gilberto Pereira (Estudos e Assuntos Tributários), Antonio Silveira (Planejamento e Controle Orçamentário), Eucélia Agrizzi Mergár (Executiva), Marluce Soares (Comunicação Social) e Albenize Gatto (Cultura Profissional e Relações Interassociativas).