Dia Nacional pelo Voto Consciente mobiliza sociedade

321

Servidores públicos deram seu recado à sociedade no Dia Nacional do Voto Consciente, que aconteceu em 27/09/2018, nas capitais de todo o país, foi transmitido ao vivo pelo Facebook e serviu para conscientizar os cidadãos sobre a importância de votarem em candidatos que tenham compromisso com a qualidade dos serviços públicos.

Em Belo Horizonte/MG, o ato público foi promovido na Praça Sete, centro da capital. O evento contou com a manifestação de diversos servidores, lideranças de entidades que os representam e que compõem a Frente Mineira de Defesa dos Serviços Públicos, coordenada pela ANFIP-MG.

Representaram a ANFIP-MG a presidente do Conselho Executivo, Ana Maria Morais da Silva, e os vice-presidentes Afonso Ligório de Faria (Executivo) e Ilva Franca (Política de Classe e Cultura Profissional).

Quem abriu o movimento foi Ilva Franca, que é uma das coordenadoras da Frente Mineira. Ela esclareceu o objetivo da mobilização, dizendo que é importante o voto de cada cidadão. “Criamos a campanha Voto Consciente Serviço Público 2018 com o objetivo de enriquecer o debate eleitoral, para que o eleitor possa ter embasamento para formar sua opinião e para eleger políticos que estejam comprometidos com o bem estar social”, disse. “Não podemos abandonar ao acaso nossas instituições públicas de serviços básicos, de sobrevivência, como a segurança, a educação, a saúde e o transporte. Por isso, temos que votar em candidatos que tenham compromisso com a eficiência do Estado e com o fortalecimento dos serviços públicos e da transparência”, continuou.

Franca ainda ressaltou as novas possibilidades estabelecidas pelas mídias sociais. “Estamos vivendo uma nova realidade que emerge para a política. Setores da sociedade que antes não tinham voz, agora podem participar ativamente do debate público, principalmente através das redes sociais, quebrando o monopólio do discurso da velha política”, observou.

Por sua vez, o vice-presidente Executivo, Afonso Ligório de Faria, destacou que o movimento é nacional e não tem coloração partidária. “Nosso partido é o Brasil e para isso temos que fazer um voto consciente, elegendo candidatos que tenham compromisso com a população brasileira. Infelizmente, a República brasileira sempre foi marcada pela corrupção, pelo apadrinhamento político. Um país do século 21 não pode conviver com essa política clientelista. Isso tem que acabar. Nós temos compromisso com a qualidade dos serviços públicos”, pontuou.

Por fim, ele observou que as pessoas estão muito preocupadas em quem vai ser o presidente da República, mas “o que precisamos é escolher uma Câmara dos Deputados competente, que dê suporte a um governante bem intencionado para se governar bem”, finalizou.

Acesse a fanpage da campanha Voto Consciente Servidores Públicos 2018 (https://www.facebook.com/servidoreseleicoes/) e assista às falas dos representantes das entidades da Frente Mineira.

Ilva Franca (ANFIP-MG) 
Célio Isidoro (Sintisprev)
Fátima Siqueira (Sinal-BH)
Afonso Ligório (ANFIP-MG)
Papá (Affemg)
Adilson Rodrigues (Sinap-MG)
Nilton Flávio (Sindifiso-MG)
Wanderson Meireles (Sinprf-MG)
Túlio Michel (Fenasps)
Romélia Rodrigues (Sintisprev-MG)
Alexandre Verona (Sinprf-MG)

Fonte: ANFIP MG