ANFIP debate Ciência e Tecnologia em mais uma live do Nosso Estado

308

A minissérie virtual Nosso Estado teve seu 3º episódio nesta quinta-feira (15/10), trazendo ricos debates acerca da participação do Estado brasileiro na produção de Ciência e Tecnologia. O programa, apresentado por Umberto Goularte e mediado por Sérgio Lerrer, recebeu como painelistas e debatedores os convidados Helena Bonciani Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Izalci Lucas (PSDB-DF), senador e presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação; Roberto Muniz Barreto, presidente da Associação dos Servidores do CNPq (ASCON); e Rogério Veiga, vice-presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp).

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, participou da abertura do evento, introduzindo o tema e levantando questões relevantes sobre a pauta. De acordo com ele, quando há um descaso e uma falta de investimento científico e tecnológico por parte do Estado, os países ficam muito dependentes do cenário exterior, acabando por perder técnicos e pesquisadores para outros centros de pesquisa. O Auditor questionou, ainda, o nível de prioridade dos campos para o governo federal, que evidenciou seu posicionamento de desinteresse e desvalorização para com as áreas científicas durante todo o período de pandemia.

Em continuidade, Décio Lopes ressaltou a importância do debate no momento em que se traz uma Reforma Administrativa de menos Estado; e afirmou que investimentos são imprescindíveis para que o Brasil impulsione seu desenvolvimento socioeconômico. O presidente aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais do sistema educacional brasileiro pelo Dia do Professor – comemorado no dia 15 de outubro -, destacando seu insubstituível papel no progresso do país.

Assista a íntegra da live AQUI e acesse o site www.nossoestado.com.br para saber mais.