Entidades finalizam organização do seminário sobre RPPS

346

O presidente Vilson Antonio Romero e o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira, estiveram reunidos com os demais integrantes da Comissão Organizadora do seminário  RPPS – Desafios e Perspectivas, a fim de finalizar a organização do evento.

No encontro virtual, que aconteceu nesta quarta-feira (30/11), os dirigentes discutiram questões envolvendo a programação do seminário, a emissão de certificado digital para os participantes e a elaboração de uma carta contendo a posição das entidades acerca dos temas abordados. A ideia é que o documento se torne público e seja destinado a parlamentares e ao governo eleito, com o objetivo de reafirmar as necessidades da categoria e estreitar o diálogo com o Congresso Nacional.

Também estiveram presentes na reunião Jane Castello, diretora de Previdência da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim); Joaquim Goma, diretor de Previdência, Aposentados e Pensionistas da Pública Central do Servidor, acompanhado da assessora Loisse Daielle; assim como os dirigentes da consultoria parlamentar Metapolítica, encarregada da logística do evento.

Sobre o evento

Além de esclarecer as opções de aposentadoria aos servidores públicos das três esferas de governo, o seminário visa orientar quanto à sustentabilidade atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e da Previdência Complementar (RPC) e esclarecer os impactos decorrentes da Emenda Constitucional 103/19 (Reforma da Previdência), tanto para o funcionalismo quanto para as contas dos entes federados.

O evento, promovido pela ANFIP em parceria com Fenafisco, Fenafim e Pública, está previsto para o dia 7 de dezembro, das 9 às 18 horas, no auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados. A inscrição é gratuita, com possibilidade de acompanhamento ao vivo pela TV ANFIP e nos canais do YouTube das demais entidades organizadoras.

Dentre os palestrantes, já estão confirmados nomes como Allex Albert Rodrigues, subsecretário de RPPS do Ministério do Trabalho e Previdência; Ivo Loyola, atuário e consultor de previdência, e Olacir Luchetta, coordenador-geral de Centralização do RPPS da União. Os debatedores também irão abordar as regras de transição e os direitos da aposentadoria, além de debater os caminhos para garantir a manutenção dos regimes.

Confira a programação completa aqui.