Conselho Executivo – Gestão 2022/2023

Presidente

Vilson Antonio Romero (RS)

Data de Aniversário: 27/04
E-mail: romero@anfip.org.br

– Auditor Fiscal aposentado, natural de Porto Alegre (RS). Bacharel em Administração Pública e de Empresas (UFRGS) e em Jornalismo (PUCRS). Ingressou como FCP no ex-Iapas (04/87), depois no INSS e Receita Federal do Brasil. Foi presidente da AGAFISP, da ANFIP, da DS – POA do Sindifisco Nacional e do Conselho Curador da Fundação ANFIP. É vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), membro da Comissão de Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), diretor do DIEESE, conselheiro da Jusprev e coordenador da Frente RS em Defesa do Serviço Público.

 

Vice-presidente Executivo

Eucélia Maria Agrizzi Mergár (ES)

Data de Aniversário: 27/03
E-mail: eucelia@anfip.org.br

– Auditora Fiscal ativa, desde 1993, natural de Vargem Alta (ES), atuou na fiscalização e no serviço interno em Vitória (ES). Bacharel em Direito e Ciências Contábeis, com Especialização em Auditoria Contábil e Planejamento Fiscal e Mestrado em História Social das Relações Políticas (UFES). De 1980 a 1993, Contadora e Fiscal de Tributos Estaduais no ES. A partir de 2004, ocupou a Presidência da ANFIP – ES e, no Conselho Executivo da ANFIP, as vice-presidências de Planejamento e Controle Orçamentário, Executiva, Serviços Assistenciais, Assuntos Jurídicos.

 

Vice-presidente de Política de Classe e Salarial

José Arinaldo Gonçalves Ferreira (RJ)

Data de Aniversário: 20/12
E-mail: jose.arinaldo@anfip.org.br

– Auditor-Fiscal aposentado, natural de São Luís (MA). Bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Direito Previdenciário. No INSS, Receita Previdenciária e RFB, foi Gerente Regional de Arrecadação e Fiscalização, Gerente Executivo, Delegado, Assistente de Delegacia, Chefe de Fiscalização-Substituto, Chefe de Equipe de Fiscalização, Instrutor do Programa de Formação e do Programa de Educação Continuada (PEC). Na ANFIP – RJ, foi presidente e é o atual diretor Administrativo e de Patrimônio. Na DS – Niterói do Sindifisco Nacional, foi diretor de Justiça Fiscal e da Seguridade Social.

 

Vice-presidente de Assuntos Fiscais

Crésio Pereira de Freitas (GO)

Data de Aniversário: 26/05
E-mail: cresio@anfip.org.br

– Auditor Fiscal ativo, desde 07/1998, natural de Jataí (GO). Bacharel em Engenharia Elétrica (UFGO), em Direito (Uni – Anhanguera Centro Universitário de Goiás), com Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Tributário (Universidade Anhanguera – Uniderp). Militar da reserva, como 2° Tenente (42° BIMTZ). No Sindifisco Nacional, foi vice-presidente da DS/Goiânia. Na AGOFIP – ANFIP – GO, foi vice-presidente e presidente. Na Fundação ANFIP, integrou o Conselho Curador.

 

Vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social

Ana Lúcia Guimarães Silva (MG)

Data de Aniversário: 19/04
E-mail: analucia@anfip.org.br

– Auditora Fiscal aposentada, natural de Pará de Minas (MG), bacharel em Letras (PUC/MG). Ingressou como servidora no ex – INPS (1971) e como Auditora Fiscal da Previdência Social (1981). Atuou em diversos setores na Gerência Executiva/BH, e, após, no Núcleo de Orientação ao Contribuinte (NOC). Na ANFIP – MG, foi vice-presidente de Administração, vice-presidente, presidente e atual diretora de Assuntos Jurídicos. Na Fundação ANFIP, foi diretora Financeira, Administrativa, de Cursos e Eventos (2009/2011) e coordenadora das edições de 2005 a 2016 do Livro “Previdência Social – Regime Geral, legislação atualizada – remissões e notas”.

 

Vice-presidente de Aposentadorias e Pensões

Tereza Liduína Santiago Félix (CE)

Data de Aniversário: 13/09
E-mail: liduinafelix@anfip.org.br

– Auditora Fiscal aposentada, natural de Russas (CE), bacharel em Administração de Empresas (UECE). Iniciou no ex – INPS como Auxiliar de Administração e, depois, por concurso, como FCP, no ex – Iapasa, tendo sido Chefe do Serviço de Arrecadação e Fiscal, de Região Fiscal e Gerente Regional de Arrecadação e Fiscalização. Na ANFIP -CE, integrou várias gestões, sendo também presidente (2015/2019). Na Fundação ANFIP, foi membro do Conselho Curador. Na ANFIP, além da Mesa do Conselho de Representantes (2016-2019), já foi vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social (2013/2015)

 

Vice-presidente de Cultura Profissional e Relações Interassociativas

Albenize Gatto Cerqueira (PA)

Data de Aniversário: 21/03
E-mail: albenize@anfip.org.br

– Auditora Fiscal aposentada, natural de Belém (PA). Bacharel em Ciências Jurídicas (UFPA). No ex-Iapas/INSS, em Belém (PA), foi Secretária Regional de Planejamento, de Contabilidade e Finanças, Estadual de Administração e Finanças e Estadual de Recursos Humanos, bem como Superintendente Estadual substituta e em exercício. Na Afisepa – ANFIP-PA, foi presidente e diretora em vários mandatos. Na ANFIP, integrou os Conselhos de Representantes e Fiscal em várias gestões e é a atual vice-presidente de Cultura Profissional e Relações Interassociativas. Na Fundação ANFIP, foi Diretora Financeira. Atuou também no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa na OAB-PA.

 

Vice-presidente de Serviços Assistenciais

Ariovaldo Cirelo (SP)

Data de Aniversário: 22/04
E-mail: a_cirelo@anfip.org.br

– Auditor Fiscal aposentado, natural de São Paulo (SP). Bacharel em Administração de Empresas e Direito, pós-graduado em Administração Hospitalar, Análise de Sistemas, Gestão Tributária e Direito do Trabalho e Previdenciário. No ex-Iapas/INSS, assessorou o Coordenador de Fiscalização, atuando na implantação do GIRAFA e PIAF. Foi assessor jurídico da Procuradoria da Previdência Social e professor nos cursos de formação. Lecionou Direito do Trabalho e Previdenciário na Faculdade Capital. Foi advogado do Senar e atua como advogado autônomo. Na ANFIP – SP, exerceu várias diretorias (Jurídico, Divulgação, Finanças e Executivo), sendo presidente em três gestões.

 

Vice-presidente de Assuntos Jurídicos

Maria Beatriz Fernandes Branco (SP)

Data de Aniversário: 22/10
E-mail: beatriz@anfip.org.br

– Auditora fiscal aposentada, natural de Presidente Prudente (SP). Bacharel em Direito, Artes Plásticas, Pedagogia com Especialização em Administração e Supervisão Escolar. Foi professora e diretora de escola. Ingressou como FCP em 1987 na GRAF Santo Amaro, e trabalhou na Gerência Executiva São Paulo – Sul, e Defis – SP. Foi Fiscal Assistente, Chefe de Grupo, de Posto de Arrecadação, Gerente Regional e Delegada na RFB. No Sindifisp/SP, foi diretora Jurídica e de Comunicação. Na Fundação ANFIP, foi diretora de Eventos e de Administração. Na ANFIP – SP, exerceu várias vice-presidências (Assuntos Jurídicos, Executiva, de Finanças), tendo sido também presidente. Na ANFIP, é a atual vice-presidente de Assuntos Jurídicos.

 

Vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários

Gilberto Pereira (DF)

Data de Aniversário: 17/03
E-mail: gilberto@anfip.org.br

– Auditor Fiscal aposentado, natural do Rio de Janeiro (RJ). Bacharel em Administração de Empresas (Simonsen – RJ), em Direito (Fortium -DF), pós-graduado em Análise de Sistemas (Castelo Branco – RJ), em Direito Tributário (Cândido Mendes – RJ) e em Direito Penal e Processo Penal (Fortium – DF), além de MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação (FGV – DF). Lecionou no curso de Direito até 2020 (Fortium – DF). No INSS, foi Chefe de Serviço de Orientação e Arrecadação, na Gerência Executiva Rio Branco (AC), da Divisão de Suporte à Ação Fiscal Previdenciária, da Divisão de Padronização de Procedimentos e Métodos da Rede de Atendimento e Coordenador de Projetos Especiais, na Direção Central, em Brasília (DF). Na Previc, foi Assistente Técnico e, na Subsecretaria de RPPS, do Ministério da Economia, foi Coordenador de Fiscalização, entre 2016 e 2018.

 

Vice-presidente de Administração, Patrimônio, Cadastro e Tecnologia da Informação

Márcio Humberto Gheller (PR)

Data de Aniversário: 26/10
E-mail: marcio.gheller@anfip.org.br

– Auditor Fiscal aposentado, natural de Guaporé (RS). Bacharel em Administração de Empresas e Direito, cursando pós-graduação em Direito Previdenciário (Cândido Mendes). Ingressou na carreira em 1993, tendo sido chefe de grupo fiscal e, depois, na RFB, chefe do Secat na DRF de Curitiba (PR). Integrou várias gestões no Sinfispar, na AFIPA – ANFIP-PR e na Fundação ANFIP. Atual diretor jurídico e de benefícios da Jusprev e vice-presidente executivo da ANFIP. Lecionou Direito Previdenciário por mais de 15 anos na Faculdade de Direito de Curitiba (PR).

 

Vice-presidente de Finanças

Jorge Cezar Costa (SE)

Data de Aniversário: 21/05
E-mail: jorge.cezar@anfip.org.br

– Auditor Fiscal aposentado, natural de Aracaju (SE). Bacharel em Ciências Econômicas (UFSE), em Ciências Contábeis (UFSE), com especialização em Auditoria Contábil e em Gestão Pública (UFSE). Participou do Ciclo de Estudos sobre Segurança e Desenvolvimento na ESG. No ex-Iapas/INSS-SE, foi Secretário Regional de Planejamento, Chefe da Seção de Fiscalização, da Divisão de Arrecadação e Fiscalização, do Núcleo de Orientação ao Contribuinte, Coordenador Regional do Programa de Educação Previdenciária e Gerente Executivo em Aracaju. Atuou no Departamento dos RPPS, da SPS, do Ministério da Economia. Na ANFIP, presidiu os Conselhos Executivo e Fiscal, bem como os Conselhos Fiscal e Curador da Fundação ANFIP e o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

 

Vice-presidente de Planejamento e Controle Orçamentário

Antônio Carlos Silveira (SC)

Data de Aniversário: 21/11
E-mail: silveira@anfip.org.br

– Auditor Fiscal aposentado, natural de Itajaí (SC). Bacharel em Economia (UFSC), com pós-graduação em Planejamento Econômico (UFSC) e especialização em Economia Internacional (Universidade do Porto – Portugal). Lecionou no curso de Economia da UFSC. Ingressou no ex-Iapas, em 1979, como agente administrativo, e, como FCP, em 1986. No INSS, chefiou o setor de Arrecadação da Agência de Florianópolis e atuou no Setor de Regularização de Obras. No Sindifisp-SC, foi fundador e integrou várias gestões e o Conselho de Representantes da Fenafisp. Na DS-Fpolis do Sindifisco Nacional, foi vice-presidente, diretor de Formação e Relações Intersindicais e Secretário Geral. Na ANFIP-SC, é o atual presidente reeleito. Na ANFIP, integrou a Comissão de Reforma Estatutária e a Mesa do Conselho de Representantes.

 

Vice-presidente de Relações Públicas

Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (RN)

Data de Aniversário: 11/02
E-mail: aparecida.leme@anfip.org.br

– Auditora Fiscal aposentada, natural de Caicó (RN), bacharel em Ciências Contábeis (UFRN). Foi contadora do ex – Inamps e diretora estadual da Patronal por 10 anos, Assessora do Diretor Geral da Patronal por dois anos, no RJ. Na ANOFIP – ANFIP-RN, foi presidente em dois mandatos. Na ANFIP, já foi vice-presidente de Política Salarial e Relações Públicas

 

Vice-presidente de Assuntos Parlamentares

José Avelino da Silva Neto (PB)

Data de Aniversário: 04/02
E-mail: avelino@anfip.org.br

– Auditor Fiscal aposentado, natural de Jacaraú (PB). Bacharel em Economia e mestre em Administração. Ingressou na carreira em 1982, lotado em São Paulo, passou pela Direção Geral do INPS/Iapas, no Rio de Janeiro. Em João Pessoa (PB), exerceu as funções de Assessor, Coordenador de Arrecadação e de Fiscalização na Secretaria Regional de Arrecadação e Fiscalização. Foi presidente da APFIP – ANFIP – PB e exerceu vários cargos no Conselho Executivo da ANFIP, bem como coordenou o Conselho Representantes e integrou o Conselho Fiscal. É o atual vice-presidente de Assuntos Parlamentares e titular do Conselho Consultivo do Instituto Mosap.

 

Vice-presidente de Comunicação Social

Marluce do Socorro da Silva Soares (PA)

Data de Aniversário: 06/11
E-mail: marluce.soares@anfip.org.br

– Auditora Fiscal ativa, natural de Belém (PA). Bacharel em Engenharia Civil (UFPA). Ingressou no ex – INPS, como agente administrativo em 1975 e, no INSS, em 1982, como engenheira civil, tendo sido chefe do Serviço de Engenharia, até assumir como FCP em 1986. É Coordenadora Regional do Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, no Ministério do Trabalho e Previdência Social. Na ANFIP – PA, integrou diversas diretorias desde 2002. Na ANFIP, foi vice-presidente de Estudos Tributários e de Política Salarial. Na Fundação ANFIP, coordenou o Conselho Fiscal.