Juiz de Fora faz confraternização memorável

412

Aconteceu no dia 22 de novembro de 2019, no Salão Imperial do Hitz Hotel, a Confraternização de Fim de Ano dos associados da ANFIP-MG em Juiz de Fora/MG. A animação da festa ficou por conta da banda Zampa.

Com direito a belas homenagens, o evento — organizado e conduzido por Cecília Buzzelli dos Santos e Carlos Roberto Bispo — contou com a presença de membros dos Conselhos Executivos da ANFIP-MG e da ANFIP, além de convidados de diversos locais do Brasil, como o ex-presidente Aniceto Martins, do Rio de Janeiro, bastante prestigiado.

Representaram a ANFIP-MG a presidente do Conselho Executivo, Ana Maria Morais da Silva; o vice-presidente Executivo, Afonso Ligório de Faria; o vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Cássio José de Oliveira; a vice-presidente de Política de Classe e Cultura Profissional, Ilva Maria Franca Lauria; e a vice-presidente de Aposentados e Pensionistas e Serviços Assistenciais, Maria Lisboa Macedo.

Durante a festa, a vice-presidente de Relações Públicas da ANFIP, Maria Aparecida Paes Lemes, ficou incumbida de formar uma mesa de honra para que fossem prestadas as homenagens da noite, ao ex-presidente da ANFIP, Cyro Moraes da Franca (gestão 1985/86), e ao atual presidente da Entidade, Décio Bruno Lopes (2019/2021).

Compuseram a mesa a coordenadora do Conselho Fiscal da ANFIP, Assunta Di Dea Bergamasco (SP); a coordenadora da Mesa do Conselho de Representantes, Dulce Wilennbring de Lima (RS); a presidente da ANFIP-MG, Ana Maria Morais da Silva; e os dois homenageados.

O associado da ANFIP-MG e um dos organizadores do evento, Carlos Roberto Bispo, anunciou: “Temos a honra e o prazer de reunir neste recinto colegas que há muito tempo não se viam, talvez desde a unificação. Além disso, temos a felicidade de contar com a presença de vários colegas do Conselho Executivo da ANFIP e da ANFIP-MG e ainda colegas convidados que nos deram a honra de estar aqui. Vamos começar agora cerimônia em que vão ser prestadas algumas homenagens para pessoas merecedoras de nossa maior consideração”.

Na ocasião, Cecília Buzzelli e Carlos Bispo entregaram placas de homenagem a Cyro e a Décio, respectivamente, e Sineida Ribeiro Sales (ex-presidente da ANFIP-MG) e Ana Maria Morais da Silva (atual presidente) entregaram buquês de flores para as respectivas esposas dos homenageados.

Pronunciamentos

Cecília Buzzelli exaltou o “valor extraordinário” de Cyro Moraes da Franca, pediu que a ANFIP não deixe de ouvi-lo sempre, “pelas conquistas que alcançamos na época” [quando era presidente] e, emocionada, agradeceu pelo trabalho que ele desenvolveu, desejando-lhe felicidades. “Cyro, gratidão é tudo que sentimos quando pensamos em você. Vamos sempre agradecer por todo o trabalho que você realizou”, disse.

Assunta Di Dea Bergamasco cumprimentou todos os componentes da mesa e convidados, agradeceu pelo convite de participar do evento, saudou os homenageados, bem como todos os ex-presidentes da ANFIP, que “sedimentaram o caminho para podermos trilhar cada concurso que veio, para nos orgulharmos do nosso cargo, de nossa função, trabalho e da nossa entidade. Muito obrigada também a todos vocês mineiros, pelo apoio que nos deram nas eleições”, ressaltou.

A coordenadora da Mesa do Conselho de Representantes, Dulce Wilennbring de Lima, também agradeceu pelo convite para participar da festa e parabenizou os homenageados. “Só quero agradecer por estar aqui com vocês, me sinto muito orgulhosa de parabenizar o Décio, pois ele é merecedor de todas as homenagens que estão sendo feitas, e o Cyro, pelo que ele já fez pela Entidade. Temos que ter respeito pela memória dos que nos antecederam. Eles têm algo grandioso, que é a experiência”, observou.

A presidente da ANFIP-MG, Ana Maria Morais da Silva fez questão de registrar sua alegria em poder saudar todos os participantes da festa e, em nome da ANFIP-MG, agradeceu a presença dos convidados. “Quero agradecer também o empenho da nossa incansável Cecília Buzzelli, idealizadora deste evento, e o nosso amigo Bispo, pelo apoio que sempre nos dá. A todos deixo meu abraço fraterno e desejo um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo”, pontuou.

O ex-presidente Cyro Moraes da Franca aproveitou a homenagem para lançar um desafio. Tendo como referência o marco que foi estabelecido pela Constituição Federal de 1988, lembrou do conceito de Seguridade Social, cujo tripé é formado pela Previdência, Saúde e Assistência Social. “Saúde e Assistência Social são os primos pobres da Previdência e nós [da Previdência] temos uma enorme capacidade de ajudar nessa luta [de sobrevivência travada pelas outras duas áreas]. Em BH, sou membro do conselho diretor de um hospital filantrópico na área de câncer. É lamentável o nível de pobreza das pessoas que chegam ao hospital. Portanto, como nós temos essa capacidade de luta, de superação, eu apelo para que também nos interessemos pela saúde e pela assistência”, frisou.

Por fim, agradeceu, especialmente, a Cecília Buzzelli, “pela gentileza, e a todos os colegas de Juiz de Fora”.

Décio Bruno Lopes disse ter ficado honrado pela homenagem, agradeceu aos idealizadores — Cecília Buzzelli e Carlos Bispo —, aos colegas de Conselho, à ANFIP-MG e a todos os convidados pela presença.

Ele ainda aproveitou a oportunidade para discorrer um pouco sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pela ANFIP. “Antes de tudo, quero agradecer ao povo mineiro e, especialmente, ao povo de Juiz de Fora, que nos deram todo o apoio nesta eleição. Evidentemente que a ANFIP hoje passa por uma situação muito complicada, assim como as outras entidades representantes de servidores públicos. Mas estamos imbuídos do objetivo de deixar uma ANFIP saneada, com força, com gás, que possa sobreviver pelos próximos 70 anos”, ressaltou.

Segundo o presidente, há um esforço para se trabalhar estritamente dentro do orçamento. “Fazemos isso para inverter uma lógica de crescimento de despesa, para que possamos alcançar uma curva descendente, pois as receitas também estão descendentes”, argumentou.

Por fim, Décio Bruno Lopes ainda fez questão de registrar que a ANFIP tem participado de todas as audiências públicas que dizem respeito aos temas de interesse da categoria, como as reformas tributária, administrativa e da Previdência e destacou o esforço que está sendo despendido em relação às ações judiciais. “Nesses pouco mais de cem dias desde que tomamos posse já fizemos gestões com nossos advogados, patronos de ações, para que consigamos alguma coisa junto ao Judiciário em relação ao que nos é de direito. Claro que o tempo e a vontade da justiça são diferentes dos nossos, mas temos feito tudo que é possível para obtermos êxito, embora não dependa só de nós”, concluiu.

Ao final das homenagens, Carlos Roberto Bispo convidou todos para um brinde e a festa prosseguiu com muita música e animação.

Fonte: ANFIP-MG