Conheça a história da Agafisp

1374

Era noite do dia 26 de maio de 1962, quando Fiscais da Previdência de diversos Institutos de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPIs) então existentes reuniram-se no salão Nobre do IAPI de Porto Alegre. O encontro ocorreu diante da necessidade de congregar a classe em defesa de justas reivindicações e dar maior intercâmbio de ideias e congraçamento a uma categoria até então dividida e sem garantias.

Constituída a Mesa Diretora, integrada por um representante de cada Instituto, houve diversas manifestações, entre elas, a do primeiro presidente, Francisco José Carvalho de Souza. Ele relatou o esforço de colegas de outros estados, em uma campanha desenvolvida, para extensão dos benefícios do Decreto n° 51.450/1962 aos fiscais de Previdência em geral, que seriam reunidos em um órgão que contemplaria todos os integrantes dos Institutos.

Na ocasião, o professor Antônio de Pádua Ferreira da Silva propôs a criação da AGAFISP, aprovada por unanimidade, com a finalidade de congregar e defender os direitos de todos os Fiscais da Previdência no Rio Grande do Sul. A ata de fundação foi subscrita pelo autor da proposta e mais 35 colegas. Na ata consta: o Institutos de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos (IAPM), o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB), o Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transporte de Cargas (IAPETEC), o Instituto de Apoio aos Profissionais de Ciências (IAPC), entre outros.

Hoje, passados 57 anos, a AGAFISP teve cinco colegas do estado do Rio Grande do Sul como presidentes da ANFIP. São eles: Og de Melo Fernandes, Silvio José Andriotti, Nemyr Onofre Serpa, Marville Tafferel e Vilson Antonio Romero. Muitos colegas se destacaram neste longo caminho em prol de nossas entidades e da Previdência Social Pública, dentre eles nossa colega Judith Izabel Izé Vaz, que foi a primeira mulher presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Em sua história, a AGAFISP já organizou três grandes eventos no Rio Grande do Sul. O primeiro evento foi realizado em 1981 – VIII Convenção Nacional em Gramado. O segundo evento ocorreu no ano de 2000 – VII Encontro Nacional em Gramado e contou com 3 mil participantes. O mais recente evento, a XXIII Convenção Nacional, foi realizado em 2011, também em Gramado.

A AGAFISP acompanha tudo o que diz respeito aos Auditores na “corte” e, na sede, está sempre orientando e encaminhando seus associados e familiares, principalmente nas questões jurídicas em caso de óbito.

A Entidade participou de todas as Convenções Nacionais, Encontros Nacionais e Regionais. Foram organizados grupos de colegas para viagens para Foz do Iguaçu, Uruguai, Argentina, Peru, Las Vegas, Panamá, Cartagena, Bolívia, Turquia, Índia com Agra, Dubai, Portugal e Espanha. Para 2020, a Entidade tem programação a ser confirmada com destino para Grécia.  Os aniversários da Associação são comemorados sempre com bailes, além das festas de final de ano, sempre temáticas.

A atual sede da Entidade foi comprada em 26 de maio de 1992 e conta com um espaço social, abaixo da parte administrativa, ocupando dois andares inteiros. Na cidade de Gramado, foi adquirido um apartamento bem localizado, que o associado pode usufruir. É um sucesso.

Os associados contam também com aulas de memória, pintura, dança e inglês, realizados na sede da AGAFISP. A Entidade festeja datas como o Dia da Mulher, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Semana Farroupilha e Dia do Servidor Público. Mensalmente é realizado o AGAFISP GOURMET, onde um colega se disponibiliza para cozinhar para os demais, que se inscrevem para participar.

Em 11 de novembro de 1985, na sede da AGAFISP, foi fundado o Sindicato, tendo como primeiro presidente o colega Luiz Carlos Correa Braga.

A AGAFISP sempre participou ativamente das grandes mobilizações sociais. Em 2003, na Reforma da Previdência, onde começaram as perdas dos direitos garantidos aos aposentados e pensionistas; em 2007, na unificação da Receita Previdenciária com a Receita Federal e a implantação do subsídio; e, atualmente, na desconstitucionalização da Previdência, na chamada Reforma da Previdência, ainda em tramitação.

Em assuntos jurídicos, os associados podem contar sempre com o plantão da ANFIP e do escritório do advogado Aloísio, que foi o primeiro a pagar a GDAT em 2005. São eles os “bombeiros de plantão” da AGAFISP.

O futuro não irá ser fácil para os servidores públicos, mas juntos seremos fortes. Todo o Brasil unido, em prol dos associados, seus familiares e da sociedade brasileira.