Live da ANFIP-RJ esclarece dúvidas sobre Imposto de Renda 2023

325

O prazo para declaração do Imposto de Renda deste ano é mais longo, a prestação de contas deve ser feita até 31 de maio. Para auxiliar os associados neste processo, a ANFIP-RJ promoveu uma live, nesta quinta-feira (13/4), com a participação do especialista em IR e Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil aposentado, Leônidas Quaresma.

Durante a transmissão, Quaresma apresentou informações sobre as novidades da declaração do IR deste ano, o programa gerador da declaração, dados necessários e respondeu as dúvidas dos espectadores.

O destaque deste ano é a declaração pré-preenchida, que visa facilitar a vida do contribuinte e além de trazer diversos dados também proporciona a prioridade na fila de restituição junto aos que optarem por receber o reembolso por Pix.

Outra mudança foi na declaração de rendimentos de aplicações em renda variável. Deverá declarar quem realizou operações na bolsa de valores superiores à quantia de R$ 40 mil ou que obteve ganhos tributáveis nas negociações. Até 2022, qualquer pessoa que investisse no mercado mobiliário, independentemente do valor, era obrigada a declarar.

A live foi transmitida pelo canal da ANFIP-RJ, no YouTube. Tire suas dúvidas aqui.