Frente Gaúcha prepara ações contra a Reforma

462

A Frente Gaúcha em Defesa da Previdência (FGDP), articulação que reúne dezenas de entidades representativas de trabalhadores dos setores público e privado, esteve reunida nesta segunda-feira (11), na sede administrativa do Sindifisco-RS, em Porto Alegre, para aprofundar o debate em torno da reforma da Previdência e realizar os encaminhamentos finais para o ato oficial de lançamento que será no dia 15 de março, às 9h, na Câmara de Vereadores da capital gaúcha.

A preocupação com o desmonte do sistema previdenciário, a capitalização, com a entrega dos recursos provenientes das contribuições dos trabalhadores ao sistema bancário, a falta de garantia constitucional para os futuros aposentados e a ruptura do respaldo previdenciário aos trabalhadores em geral, entre outros tópicos, foram os principais pontos tratados pelo grupo.

Na reunião, foram deliberados os seguintes pontos:

A) Integrar outros movimentos sociais, centrais sindicais e entidades representativas, inclusive o Fórum à Frente Gaúcha, ou fazer Movimento Unificado.

B) Promover reuniões, painéis, seminários e outros eventos de esclarecimento, debate e mobilização.

C) Definidos os principais pontos da campanha de mídia, voltada para redes sociais e mídia em geral.

D) Unificar calendário e incentivar a participação nos seguintes eventos:

15/3 – 9h às 12h – Audiência Pública no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre, sobre a reforma da Previdência, com a seguinte programação:

  • – até 10h30 – Debates sobre Conjuntura Socioeconômica, Seguridade Social, Capitalização e a PEC 6/19
    – 10h30 às 12h – Tribuna Livre Parlamentares, representações sindicais e associativas e movimentos sociais
    – 12h – Deliberação – Carta de Porto Alegre – Reforma da Previdência

19/3 – 9h – Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência – Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa – Senado Federal – Transmissão ao vivo pela TV Senado – Brasília (DF).

20/3 – 9h – Lançamento da Frente Nacional – Auditório Nereu Ramos – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília (DF).

21/3 – Seminário – Ceape/TCE – Auditório do TCE – Porto Alegre (RS)

22/3 – Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência

26/3 – Início do trabalho de rua com orientação à população sobre os efeitos da Reforma – Esquina da Rua dos Andradas com Av. Borges de Medeiros – Esquina Democrática – Porto Alegre (RS)

27/3 – Debate sobre Previdência e Capitalização – Sede da Adufrgs – Porto Alegre (RS)

30/3 – Seminário sobre a Reforma – Promoção do Fórum em Defesa da Previdência – Plenário Ana Terra – Câmara Municipal – Porto Alegre (RS)

E) Articular Trabalho Parlamentar com os 31 deputados federais do RS, focado nos partidos da base governista.

A reunião foi coordenada por Vilson Romero (ANFIP/Agafisp), Celso Malhani (Sindifisco-RS/Fenafisco) e Cláudio Martinewski (Ajuris/União Gaúcha).

Como presença convidada, participou o vereador Airto Ferronato (PSB/RS), além de representantes da ANFIP, Sindifisco/RS, Ajuris, Sindispge/RS, CGTB/RS, Unacon, Apmpa, Agafisp, Abojeris, Sintergs, Sindisprev/RS, CMB, ASJ/RS, Afisvec, Agacor, Asegers, Adufrgs, Adpergs, Sinapers, Ceape/TCE, Aspge/RS, Aprojus, e de outras entidades já integradas: Agitra, Sindireceita, Sindifisco Nacional, Anasps, Fetapergs, Aiamu, Apergs, Anpprev, Sinprofaz, Sindfaz, Ugeirm.