Associados, a ANFIP tem recebido muitos registros de tentativas de golpes realizados por telefone. Por meio de ligações, os estelionatários inventam as mais diversas histórias para ludibriar o associado e pedir dinheiro através de transferência bancária. O estelionatário costuma usar os seguintes artifícios:
– Se passa por amigo(a) que sofreu acidente de carro.
– Diz que sequestrou o filho(a), neto(a), mãe, pai.
– Fala que é advogado que ganhou alguma ação judicial do associado.
– Diz que precisa passar boleto atualizado do plano de saúde.
– Mente que é algum conselheiro da ANFIP ou o próprio presidente.
⇒ A ANFIP reitera: é um GOLPE! Se receber ligação solicitando depósito prévio para liberação de valores de ação, DESCONFIE. É importante que os associados não forneçam dados bancários, RG, CPF, números de telefone ou quaisquer informações pessoais.
⇒ A Associação ALERTA novamente: a ANFIP NÃO liga diretamente para os associados NEM ENVIA mensagens pelo whatsapp ou por qualquer outra rede social para informar sobre valores a receber.
Ao receber ligações que envolvam nomes de colegas, desligue! Em seguida, ligue para o seu colega associado ou para algum familiar dele para se certificar do estado de saúde e da localização do amigo. A ANFIP também recomenda que as pessoas façam um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, pois a Associação não tem competência para tomar qualquer ação de cunho investigativo.
Fiquem atentos!