ANFIP discute agenda de trabalho com Dieese

311

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, participou de reunião, nesta segunda-feira (27/9), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), diretório do Distrito Federal. Romero também representa a Associação na direção nacional do Dieese.

Esta foi a primeira reunião com a nova presidente do Dieese-DF, Mariel Lopes. O objetivo foi analisar o cenário econômico do país, os altos índices de desemprego e inflacionário, as negociações coletivas ocorridas em 2021 e apresentar sugestões para o planejamento de trabalho da entidade nacional, a fim de direcionar as prioridades da equipe técnica e construir a agenda de trabalho de 2022.

Mariel Lopes, ao analisar as negociações e reajustes das categorias do setor privado, informou que os trabalhadores, de forma geral, têm sofrido o achatamento dos salários. “A nossa expectativa é que as categorias consigam melhores reajustes no segundo semestre, não só a recomposição da inflação, mas também o ganho real”, disse a presidente do diretório do DF.

Em complementação, Vilson Romero ressaltou que este achatamento salarial também tem ocorrido no serviço público. “Vemos isso também no serviço público. Os servidores estão sem reajuste a três anos e a inflação lá em cima”. Ele lamentou que, no atual governo, não vê a possibilidade de melhorar essa situação, além de os serviços públicos estarem ameaçados com a tentativa de aprovar a Reforma Administrativa (PEC 32/20). “Se esse texto prosperar, vai ser o desmonte dos serviços públicos disponíveis à população”, disse.

Vilson Romero informou que a ANFIP está mobilizada, junto a diversas outras frentes e entidades representativas, para impedir os retrocessos contidos na PEC 32/20, que impactam não somente o funcionalismo, mas toda a população que depende dos serviços públicos.